Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Sistema de Gerenciamento de Usinas da Ager-MT é referência para a Aneel

O gerenciamento eficiente, ágil e, principalmente, com um controle visual fácil das informações relacionadas aos empreendimentos de geração de energia elétrica, em Mato Grosso, realizado pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Ager-MT) é referência para outras agências de regulação do País. A ferramenta de trabalho - o sistema Geus - que foi criada, em 2006, chamou a atenção da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) durante a Semana de Uniformização dos Procedimentos de Fiscalização dos Serviços de Geração no início deste mês. O sistema foi apresentado no evento coordenado pela Superintendência de Fiscalização da Geração (SFG/ANEEL), por representantes da Coordenadoria de Energia e Saneamento (CES) da Ager-MT.


O sistema Geus é utilizado para monitorar, passo a passo, as ações técnicas e administrativas dos 65 empreendimentos de geração de energia em operação em Mato Grosso, 42 Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH´s), 20 Usinas Termelétricas de Energia (UTE´s) e três Usinas Hidrelétricas de Energia (UHE´s) que representam quase 740 mil quilowatts (kW) de potência.

Por meio do Geus, os analistas reguladores têm acesso a 17 relatórios sobre a situação de operação e de cada um dos empreendimentos, como os prazo de validade da licença ambiental, da licença de operação da usina ou PCH e do alvará de prevenção contra incêndios do Corpo de Bombeiros. A CES também faz o gerenciamento do cronograma da obra das usinas em construção no Estado. Um exemplo deste, é o acompanhamento dos 53 termos de notificação emitidos pela Agência de Regulação que estão em andamento na coordenadoria.

Toda a demanda da Ager-MT encaminhada ao setor e a manifestação de cada PCH, Usina Hidrelétrica e Termelétrica são inseridas no banco de dados, diariamente. Por isso, temos um histórico de tudo o que foi feito ou está em andamento e podemos cobrar com mais precisão do empreendedor, explica a coordenadora da CES, Gisele Rios.

Ao longo desses quatro anos de utilização da ferramenta, a forma, o tipo de informação e de relatórios emitidos pelo sistema foram aperfeiçoados e a tendência é torná-la ainda melhor.

Os técnicos da Coordenadoria de Energia e Saneamento (CES) passaram por um processo de capacitação e atualização na Aneel no início deste mês, em relação à Fiscalização dos Serviços de Eletricidade e da Geração de Energia Elétrica.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet