Olhar Direto

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Universo Jurídico

Parceria garante atendimento jurídico a reeducandos de Cuiabá

Começa na próxima semana o atendimento jurídico aos reeducandos do regime fechado do Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC) e das penitenciárias Central do Estado e Ana Maria do Couto May. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Fundação Nova Chance (Funac), Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) e a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso.


A assistência jurídica será realizada pelos acadêmicos do 9º semestre do curso de Direito da Univag. No total dez alunos estarão visitando as unidades prisionais uma vez por semana, para ouvir e buscar soluções jurídicas para os homens e mulheres que estão privados de liberdade. Em todas as visitas os acadêmicos serão acompanhados por Defensores Públicos. A atividade será um estágio voluntário não remunerado para os acadêmicos que irá somar à grade curricular do acadêmico.

Segundo a presidente da Funac, Neide Mendonça, um dos objetivos da Fundação e levar assistência jurídica aos reeducandos facilitando a realização de atendimentos. “Esses estagiários repassados pela Univag para a Funac serão encaminhados para a Defensoria para iniciar os trabalhos”, explicou.

Para Neide essa atividade vai propiciar aos acadêmicos um conhecimento muito grande na prática processual penal. “O voluntário vai ter acesso por meio dessas atividades, a visitas feitas às unidades acompanhadas pelos defensores. Desta forma os alunos terão um rico aprendizado na questão processual”, afirmou.

O defensor público do Núcleo Estadual de Execução Penal, André Rossignolo, explica que essa é uma oportunidade excelente para a Defensoria Pública e para os acadêmicos que estarão aprendendo na pratica o que eles aprendem na faculdade. “Mesmo os acadêmicos não sendo ainda profissionais, são operadores de Direito e com certeza vão ajudar a Defensoria a avaliar os processos dos reeducandos”, comentou.

Para o acadêmico, Daniel Elias Pereira de Paula, a oportunidade de estágio é extremamente válida, tanto como acadêmico como profissional. Daniel parabenizou a Funac pela iniciativa. “Quero fazer parte desse tipo de trabalho. Tenho priorizado esse tipo de atividade na minha carreira”, concluiu.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet