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Quarta-feira, 01 de maio de 2024

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Indy adia treino de classificação em SP

A falta de aderência da reta de largada no sambódromo fez a organização da prova da Fórmula Indy em São Paulo cancelar o treino de classificação deste sábado (13). A tomada de tempo para o grid de largada será neste domingo (14) às 8h30 (horário de Brasília).


O piso escorregadio no sambódromo, que faz os carros realmente “sambarem”, gerou críticas gerais. Por causa dela, o treino classificatório, que seria às 15h30 deste sábado (13), virou mais um treino livre. O grid de largada só será definido horas antes da corrida.

O warm up (treino de aquecimento), que seria às 9h de domingo, foi alterado para as 8h, e durará apenas 15 minutos, em vez dos 30 inicialmente previstos.

A organização promete melhorar a aderência durante a noite para evitar que os carros escapem em direção ao muro, como aconteceu com a brasileira Bia Figueiredo e outros competidores neste sábado.

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Era visível a dificuldade de os pilotos controlarem o carro na reta – todos eles precisavam “consertar” a trajetória para não escapar em direção ao muro. A estreante brasileira Bia Figueiredo foi uma das que bateu na reta e disse que apenas “perdeu a traseira” do carro, indicando que o acidente não ocorreu por alguma falha que cometeu.

Mobilização

O primeiro a reclamar foi o brasileiro Tony Kanaan, logo após os primeiros treinos livres. Depois da segunda sessão, outros competidores relataram a dificuldade em guiar no setor. O brasileiro Mario Mores, da KV Racing, e o próprio Tony disseram que o caso seria levado à organização pelos pilotos.

- Acho muito perigoso, eles têm que mudar alguma coisa. A classificação deverá ter alguns carros batendo, e não é por culpa do piloto, e sim de quem projetou isso e não soube fazer.

Segundo Moraes, outra ideia era alterar a largada para o fim da reta da marginal Tietê - também criticada, mas por causa das ondulações -, mas isso não impediria a possibilidade de acidentes na escorregadia reta do sambódromo.

O japonês Takuma Sato, com experiência de quem guiou na Fórmula 1 e irá estrear na Indy, foi curto ao grosso ao responder se era possível controlar o carro em caso de chuva.

- Já é impossível controlar o carro com a pista seca.

Além do problema no sambódromo, as ondulações no traçado também foram alvo de reclamações, em menor intensidade. Tony Kanaan, brasileiro mais experiente na categoria, culpou o projetista da pista Tony Cotman pelos problemas.

- A pessoa que vocês têm que entrevistar chama-se Tony Cotman, que disse que era uma característica da pista. A culpa é toda dele, não é da Band [emissora organizadora do evento], não é da Dersa [que realizou as obras para a Prefeitura], de ninguém que construiu a pista.

- Várias pessoas reclamaram, e ele foi intransigente, disse que é assim que tem que ser. A gente obedece. Acho que tem que botar ele em um carro de corrida para ele ver, quem sabe muda um pouco de ideia.
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