Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Mundo

Tiroteio deixa mais dez mortos no balneário mexicano de Acapulco

Nove supostos pistoleiros do narcotráfico e uma mulher que viajava em um táxi morreram em um tiroteio na madrugada deste domingo (14) na entrada do balneário mexicano de Acapulco, informou a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do estado de Guerrero.


"Morreram nove homens, ao que tudo indica pistoleiros, e uma mulher que viajava em um táxi e foi atingida pelos tiros", afirmou um oficial da SSP.

A troca de tiros, que durou 30 minutos, começou às 5h50 (8h50 de Brasília) na entrada da cidade portuária que, pela proximidade do feriado na segunda-feira, recebeu milhares de turistas nos últimos dias e onde foram registradas 27 mortes violentas no fim de semana.

Segundo a SSP de Guerrero, no local do tiroteio foram encontrados, estirados no chão, os corpos de quatro homens. Os outros cinco estavam dentro de veículos envolvidos na troca de tiros. Nove veículos foram abandonados no local e dentro de alguns estavam armas de grosso calibre e munição.



A 10ª vítima é uma mulher de 23 anos que viajava em um táxi e foi atingida por um tiro na cabeça, segundo a SSP.



28 mortes no sábado

No sábado, a violência já havia deixado 28 mortos na região. Cinco policiais do município de Tulcingo foram assassinados quando um grupo de desconhecidos abriu fogo contra eles, segundo o governo local. Um sexto policial ficou ferido e morreu mais tarde no hospital.

Outros cinco homens, dois deles decapitados, foram encontrados em uma estrada de Tres Palos, uma pequena comunidade indígena localizada ao oeste da zona turística de Acapulco.

Dois homens, decapitados e com as mãos amarradas, foram localizados na avenida Escénica, em plena zona turística de Acapulco, e o corpo de outro civil foi encontrado em uma área habitacional do porto.

Outros dois corpos foram encontrados mais tarde, supostamente de um dos grupos que se enfrentaram em um dos outros tiroteios. Próximo ao meio-dia de sábado, um 17º corpo foi achado em um canal.



Em um confronto com o exército em Guerrero, onze supostos pistoleiros do narcotráfico também morreram, informaram as autoridades.



"Às 08h00 (locais, 11h00 de Brasília) houve um enfrentamento em Ajuchitlán del Progreso, na região de Tierra Caliente. Onze supostos pistoleiros perderam a vida", informou à imprensa o diretor da polícia ministerial (investigadora) de Guerrero, Valentín Díaz Reyes.



O confronto ocorreu quando os militares faziam uma revista em uma casa do centro da cidade, na zona norte de Guerrero. Segundo Días Reyes, os militares "foram recebidos a tiros, e por isso os soldados responderam, ocorrendo o enfrentamento".



O estado de Guerrero, assim como o vizinho Michoacán, é área de atuação do cartel "La Familia", considerada um poderoso e sanguinário grupo emergente do narcotráfico, que o governo dos Estados Unidos aponta como o principal distribuidor de metanfetaminas.

O governo mexicano mobilizou 50 mil militares e policiais federais em uma guerra contra os cartéis de drogas, que já mataram mais de 15 mil pessoas nos últimos três anos.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet