Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Turismo

Cruzeiros parcelam pacotes e conquistam "nova classe média"

O glamour de viajar em um transatlântico não é mais um sonho impossível. As empresas de cruzeiros investem pesado no segmento de minicruzeiros, com duração de três ou quatro noites, para atender a nova classe média. A viagem a bordo de um magnífico navio custa a partir de R$ 40, por mês. O pagamento pode ser feito em até 10 vezes sem juros. No preço, estão incluídas todas as refeições (em média são cinco), mais a parte do restaurante de apoio na piscina e toda a diversão no mar.


A MSC Cruzeiros, por exemplo, também aposta na emergente classe C. De acordo com a empresa, a auto-estima dessa faixa da população está em alta e sua sofisticação tende a mudar até as promoções oferecidas. Os minicruzeiros se tornaram ideais para este público, pois são uma ótima opção para aqueles que nunca viajaram de navio. Os pacotes têm preço mais acessíveis do que as viagens de seis ou sete noites.

A CVC tem uma frota de navios como o Zenith, que terá 100% de suas saídas dedicadas aos minicruzeiros. A empresa adianta que a próxima temporada (2010/2011) estará com preços 20% mais em conta do que a última.

Segundo o presidente da Abremar (Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas), Ricardo Amaral, com mais dinheiro no bolso a nova classe média vai para os navios. "Os minicruzeiros, que duram três ou quatro noites e os temáticos são os que mais atraem esse público. Na temporada passada fizemos 23 cruzeiros temáticos, nesta serão 40", afirma Amaral.

Dados da Abremar revelam que somente este mês 14 navios farão mais de 60 roteiros no litoral brasileiro. De acordo com a associação, a temporada que começou em outubro e vai até maio é a maior já realizada em águas brasileiras. Estima-se que aproximadamente 450 mil turistas estarão a bordo dos 193 cruzeiros que os 14 navios farão para a região. Esse número é 67% maior do que o da temporada passada. Em 2008/2009, foram 112 cruzeiros, que levaram quase 270 mil cruzeiristas. O segmento também gera emprego e renda nos destinos que visitam.

Promoções incluem até acompanhantes grátis
Os transatlânticos sempre investem em promoções como passageiro grátis e cabine garantida - o consumidor paga menos, mas não escolhe a vaga. A vantagem é que poderá se hospedar em um espaço superior (externo ou externo com varanda). A recomendação é pesquisar para verificar qual a empresa marítima que se adequa ao seu perfil.

A MSC oferece diversas promoções e benefícios para os turistas, como o segundo hóspede grátis, saídas com até 25% de desconto, bônus aéreo em embarques a serem consultados, terceiro hóspede grátis, de acordo com disponibilidade de cabines, e plano familiar.

Segundo a gerente de Vendas e Marketing do Grupo Costa Brasil, Cláudia DelValle, a empresa também tem preços promocionais. Ela lembra que uma das campanhas mais arrojadas foi para divulgar a chegada da Ibero Cruzeiros, do mesmo grupo, ao País. "As parcelas eram de R$ 22,32 por pessoa, com acomodação, refeições e bebidas", lembra.

A contadora Andréa de Pereira já havia feito um roteiro de sete dias, mas aproveitou o minicruzeiro para realizar o sonho dos pais . "As pessoas não imaginam o que tem lá. Os ambientes são lindos e há muita diversão. Os preços estão acessíveis. Paguei R$ 1.600 para três pessoas em uma cabine externa com varanda", conta.

Programa de fidelidade na terra e no mar
O tradicional programa de fidelidade das empresas aéreas também faz sucesso no mar. A maioria das companhias marítimas utiliza o modelo para fidelizar ainda mais seus clientes. As vantagens incluem descontos em terra e no mar, além de privilégios nas lojas e no spa dos transatlânticos. No Grupo Costa, quem possui cartão fidelidade tem direito a 5% de desconto para novos cruzeiros. A MSC também oferece alguns mimos para seus clientes especiais.

Para participar do programa de fidelidade é só preencher o formulário, que é entregue nos navios ou podem ser feitos pela Internet. Os cruzeiristas de primeira viagem devem tirar todas as dúvidas com os agentes de viagens. No navio não se utiliza dinheiro. Os passageiros recebem um cartão para efetuar todos os gastos a bordo.

Mas é preciso na hora do embarque apresentar um cartão de crédito internacional para que a companhia marítima solicite um valor pré-aprovado para garantir as despesas. Os passageiros sem o dinheiro de plástico terão que fazer um depósito em dólar. O valor depende de cada empresa. Todas as operações dentro do navio são em moeda americana. A taxa de serviço, ou gorjeta, já está incluída no valor do pacote.

No custo do passeio nos minicruzeiros estão previstas todas as refeições e, em alguns casos, as bebidas. Na hora do fechamento do contrato, o consumidor deve se informar sobre o que terá direito a bordo. No jantar com o comandante do navio, todos os passageiros têm direito a uma taça de espumante. Nesse dia, o traje é de gala. Durante o café da manhã, são oferecidos gratuitamente água e sucos de fruta.

Cuidado no contrato
Depois de comemorar 25 anos de casamento a bordo de um luxuoso transatlântico, Silvia e Jorge Gouveia resolveram levar os filhos, Leonie e Leonardo, para uma viagem em família. Precavidos, escolheram uma agência de turismo reconhecida no mercado e começaram a pagar as parcelas em setembro. "Fechamos o pacote com o dólar em baixa e optamos por uma viagem de poucos dias, para reunir todos. O passeio foi ótimo e super econômico. Mas é importante assinar o contrato com uma empresa segura. Vi um grupo de 42 pessoas ser barrado porque não estava na lista", conta Leonie.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet