Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

aumento

Doações de órgãos crescem 22% no primeiro bimestre de 2010 em SP

Foto: Reprodução

Doações de órgãos crescem 22% no primeiro bimestre de 2010 em SP

O número de doadores de órgãos no Estado de São Paulo cresceu 22% nos dois primeiros meses de 2010, em relação ao mesmo período do ano passado. A informação é da Secretaria de Estado da Saúde.

Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano foram 136 doações, contra 111 nos dois meses iniciais de 2009. Em relação ao primeiro bimestre de 2008, quando houve 80 doações, o crescimento foi de 70%.

O aumento no número de doações permitiu que neste primeiro bimestre de 2010 fossem realizados 397 transplantes de órgãos no Estado, 25% a mais do que no mesmo período de 2009 e 71% superior ao dois primeiros meses de 2008.

Em 2010 foram realizados 14 transplantes de coração, 32 de pâncreas, 228 de rim, 111 de fígado e 12 de pulmão no Estado de São Paulo.

Segundo a secretaria, o crescimento nas doações é resultado do aprimoramento do trabalho de captação nos hospitais e da implantação, como o projeto lançado no ano passado que criou coordenadores intra-hospitalares de doação e transplante em 31 hospitais da rede estadual paulista. Esses profissionais identificam pacientes que possam ser potenciais doadores e acompanham os exames para viabilizar a doação.

"Com o auxílio da população e a colaboração dos hospitais, estamos obtendo resultados cada vez melhores nesta área", disse Luiz Roberto Barradas Barata, secretário de Estado da Saúde, por meio de nota.

No ano passado, o Estado de São Paulo conseguiu viabilizar, segundo a secretaria, 705 doadores de órgãos, 45% a mais do que em 2008.

Homenagem

O Hospital das Clínicas de São Paulo e o conjunto hospitalar do Mandaqui se destacaram na área, em 2009, e serão homenageados pela Secretaria de Estado da Saúde nesta segunda-feira (15). O HC foi o que mais notificou potencias doadores --91-- enquanto que o hospital de Mandaqui liderou a captação de córneas, com 502 notificações de doadores.

Outros hospitais, da capital e do interior de São Paulo, que se destacaram na doação e transplante de órgão também recebem hoje o prêmio "Destaque em Transplantes".

"Este prêmio, além de reconhecer a dedicação e empenho dos profissionais, serve como incentivo para que hospitais e equipes médicas se envolvam cada vez mais com a cultura da doação de órgãos e transplantes, ajudando a salvar vidas", disse o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, por meio de assessoria.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet