Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Fundo Criança e Conselhos Tutelares de Cuiabá são referência para o Estado

O ‘Fundo Criança’, órgão do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente(CMDCA) responsável pela arrecadação de verbas, e os seis Conselhos Tutelares mantidos pela Prefeitura de Cuiabá estão servindo de referência para outros municípios mato-grossense na busca de recursos para projetos e organização e execução de projetos, programas e ações de atendimento às crianças e adolescentes. Esta semana, o CMDCA de Cuiabá começou a receber visitas de grupos de conselheiros, contadores, secretários e outros representantes de cidades do interior do estado.


Os gestores e defensores dos direitos da criança e adolescentes querem aprender a formar e fazer funcionar o “Fundo Criança”, principal instrumento de captação de verbas públicas e privadas para o financiamento de ações de educação, defesa, prevenção e assistências às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou que tiveram seus direitos violados.

Entre os municípios que devem enviar representantes para Cuiabá nos próximos meses estão Denise, Arenápolis e Santa Rita do Trivelato. Nortelândia, Nova Marilândia e Barra do Bugres foram os primeiros a conhecer as ações, durante visita nesta segunda-feira(22-03). Cuiabá tornou-se referência a partir da participação e explanação da equipe do CMDCA durante o encontro regional de conselheiros, assistentes sociais e contadores municipais, promovido mês passado pelo Ministério Público Estado na cidade de Denise.

No evento, a capital foi representada pela presidente do CMDCA, pedagoga especialista em educação infantil da rede municipal Edvair Pereira Alves, pela vice-presidente Cleusa Maria da Silva, diretora da Creche Comunitária do Pedregal, e o consultor social e articulador do Programa Prefeito Amigo da Criança, Natalício Menezes. Por sugestão do promotor de Justiça, Rinaldo Almeida Segundo, foi elaborado o cronograma de visitas.

A presidente do CMDCA, Edvair Pereira Alves, disse que é gratificante trabalhar e saber que está no caminho certo. Entretanto, lembrou ela, a garantia dos direitos da criança e do adolescente, assim como a busca por verbas para financiar as ações fazem parte de uma luta constante não apenas dos agentes e gestores públicos, mas de toda a sociedade.Edvair assinalou que todo cidadão pode contribuir financeiramente, conhecer e fiscalizar o emprego dos recursos.

Por meio do ‘Fundo Criança’ toda pessoa que paga imposto de renda pode fazer doações. Basta destinar 1% ao Fundo, no caso de pessoa jurídica ou até 6% se for pessoa física. Conta para doar: Banco do Brasil, Agência: 3834-2 Conta: 30.300-3

Mais informações pelo site: www.fundocrianca.org.br.

Telefones: 3616-6738 e 3616-6739
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet