Olhar Direto

Terça-feira, 28 de maio de 2024

Notícias | Mundo

Insulza é reeleito secretário-geral da OEA por unanimidade

O chileno José Miguel Insulza, 66, foi reeleito nesta quarta-feira como secretário-geral da OEA (Organização dos Estados Americanos), com sede em Washington (EUA). Candidato único, ele cumprirá novo mandato no período entre 2010 e 2015.


"Recebo essa decisão com muita humildade, mas também com muita alegria", declarou Insulza. Momentos antes da reunião, ele recebeu o apoio até mesmo de Venezuela, Equador e Peru, que não o respaldavam na votação.

"Uma organização hemisférica tem sentido de existir não apenas pela casualidade de estarmos todos juntos em um mesmo hemisfério, mas também por compartilharmos um conjunto de valores e ideias, que tratamos de colocar em prática", argumentou o chileno, depois de aceitar o novo mandato.

Em seu discurso, o secretário-geral, que assumiu o posto em 2005, prometeu "defender a democracia representativa" na América Latina nos próximos cinco anos.

Insulza recebeu o apoio unânime dos 33 países-membros da organização, mesmo após controvérsias nos últimos meses, sobretudo com os anúncios de nações que não apoiavam sua candidatura, como a Venezuela. O novo mandato começa no final de maio, quando termina seu período atual à frente da OEA.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet