Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Agricultores de VG ganham local para comercialização de produtos

Vender seus produtos diretamente aos consumidores. É isso que os pequenos agricultores de Várzea Grande podem fazer a partir desta quarta-feira (24/03). A necessidade de comercializar hortifrutigranjeiros a preços justos, sem a interferência de atravessadores, deixa de ser um desejo das cerca de 600 famílias do município para ser tornar realidade com a entrega da Central de Abastecimento da Agricultura Familiar (CAAF) do Vale do Rio Cuiabá. Instalada em um ponto estratégico da região – rodovia Mário Andreazza – a central, construída com recursos dos governos federal e estadual em terreno decido pela Prefeitura de Várzea Grande, é a primeira do estado.


“Acreditamos que com a entrega dessa central de abastecimento, conseguiremos desenvolver, ainda mais, a nossa agricultura familiar. Várzea Grande possui uma diversidade muito grande de frutas, verduras e legumes, contudo, umas das grandes dificuldades encontradas para o desenvolvimento desse tipo de agricultura eram a falta de um local próprio para a comercialização e a dificuldade para o transporte dos produtos da zona rural para a urbana”, destaca a secretária municipal de Meio Ambiente e Agricultura (Sema/VG), Lucineide Lago.

Segundo levantamento realizado pela Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT) em 2009, há 58 produtores aptos a iniciar, imediatamente, o trabalho de venda de seus produtos na central de abastecimento. “É preciso esclarecer que esse número não reflete a quantidade de famílias que produzem em Várzea Grande. Como sabemos, há mais de 600 produtores que realizam o cultivo tendo por mão de obra membros de suas famílias, entretanto, a maioria ainda não está suficientemente estruturada para começar o trabalho imediato junto à CAAF. E esta é, também, uma das finalidades dessa central: dar todo o suporte necessário para que todos usufruam dos benefícios do local”, explica o coordenador do escritório metropolitano da Empaer-MT, Vico Capistrano.

O coordenador de Agricultura da Sema/VG, Odenir Rondon de Arruda, explica que os assentamentos Sadia I e Sadia III são os locais que mais produzem dentro do sistema da agricultura familiar. “Nessas comunidades, temos 300 famílias cadastradas”. Segundo ele, em Várzea Grande, as propriedades têm, em média, 25 hectares e bastante variedade de frutas, verduras e legumes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet