Olhar Direto

Domingo, 26 de maio de 2024

Notícias | Cultura

Conheça os destaques da literatura no primeiro trimestre de 2010

O primeiro trimestre de 2010 foi agitado. O ano começou com os deslizamentos em Angra dos Reis (RJ), os temporais em São Paulo, o terremoto no Haiti, a enchente em Machu Picchu, no Peru, e o terremoto no Chile.


No mundo das letras, janeiro registrou a morte do autor do clássico "O Apanhador no Campo de Centeio", no dia 28. O recluso norte-americano J.D. Salinger, de causas naturais, aos 91, voltou às manchetes dos portais de literatura, despertando o intenso desejo de ler (ou reler) sua obra-prima.

O obituário também noticiou a despedida de centenários, como a da protetora da menina judia Anne Frank. Miep Gies, que salvou o diário da garota dos alemães, morreu aos 100 anos, na Holanda, no primeiro mês do ano.

Confira outros destaques na literatura entre janeiro e março.

Dono da maior biblioteca particular do Brasil (17 mil títulos, 40 mil volumes), colecionador de livros desde os 13 anos, morreu, aos 95 anos, de falência múltipla de órgãos, no hospital Albert Einstein, no bairro do Morumbi (zona sul de São Paulo), num domingo (28 de fevereiro).

Multimídia

"Mindlin era maior amigo dos livros", diz Marcos Vilaça
CRÍTICO LITERÁRIO WILSON MARTINS

Após fazer uma operação para extrair a bexiga em virtude de um câncer, morreu no hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba (PR), o crítico literário paulista Wilson Martins, aos 88 anos, no dia 30 de janeiro.

A Editora da Universidade Estadual de Ponta Grossa anunciou projeto de relançar sua principal obra ("História da Inteligência Brasileira", sete volumes, sobre a formação das ideias politicas, sociais e culturais no país desde o século 16) em 2011. No "Mais!", o professor de teoria literária na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Alcir Pécora escreveu:

"Num ambiente em que o jornalismo literário e de erudição autodidata já perdeu há muito tempo o prestígio diante da especialização universitária, compreende-se que Martins soe antiquado."

Estante

Veja obras do escritor e crítico literário Wilson Martins
MESTRE DO SUSPENSE POLICIAL

Dick Francis, mestre do suspense policial britânico, morre
aos 89 anos, de causas naturais, em 14 de fevereiro, em sua casa no Caribe.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet