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Sexta-feira, 17 de maio de 2024

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Hyundai quer quebrar recorde nas alturas

A Hyundai quer conquistar o caminho das nuvens. A empresa coreana está preparando um carro para disputar em junho próximo a Pikes Peak International Hill Climb, uma das provas automobilísticas mais tradicionais do mundo, no estado do Colorado, Estados Unidos,

A Hyundai quer conquistar o caminho das nuvens. A empresa coreana está preparando um carro para disputar em junho próximo a Pikes Peak International Hill Climb, uma das provas automobilísticas mais tradicionais do mundo, no estado do Colorado, Estados Unidos, A intenção é baixar o tempo necessário para percorrer o trecho montanha acima a menos de dez minutos.


O carro para tentar a façanha está sendo construído em território americano pelo piloto Rhys Millen, veterano vencedor da competição. Semelhante a um protótipo da série American Le Mans, ele usará um motor Hyundai Lambda V8 de 4,1 litros turbo, que originalmente desenvolve 750 cv. Como toda essa potência não será necessária para a prova, devido às características da pista, uma alteração da regulagem deve limitar o motor a 675 cv.

O Genesis PM580, nome do bólido, terá peso em torno de 850 kg. A carroceria é em fibra de vidro, com aerofólio traseiro ativo, permitindo maior velocidade nas curtas retas e maior tração nas 156 curvas da estrada de cerca de 20 quilômetros. A tração é integral, com diferencial central de comando eletrônico que altera automaticamente a distribuição de potência para as rodas dianteiras entre 10 e 100 por cento.

Ar rarefeito - A subida de montanha de Pikes Peak é uma das mais antigas do mundo em realização e foi disputada pela primeira vez em 1916. Esta será sua 88ª edição. Além de enfrentar o desafio de correr numa pista de terra à beira de precipícios com centenas de metros, na maior parte sem a proteção de barreiras laterais, os competidores têm que lidar com um problema pouco comum: a diferença de altitude entre a largada e a chegada, de mais de 1.500 metros.

A partida já ocorre num ponto bastante elevado, a 2.862 metros de altitude, e a chegada fica a nada menos que 4.300 metros. No trajeto, o ar fica rarefeito a ponto de reduzir a potência dos motores, caso aspirados, em mais de 30 por cento. Ao mesmo tempo, os pilotos enfrentam a diminuição do oxigênio disponível, acentuada pelo pouco tempo em que ocorre.

A prova de Pikes Peak admite 11 classes diferentes de carros e deve reunir, na sua fase final, cerca de 200 competidores.
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