Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Agronegócios

‘GPS’

Programa de gestão pretende dar novos rumos à pecuária no Estado

“GPS”, essa é sigla que promete orientar e abrir novos caminhos para a pecuária mato-grossense a partir desse ano, oriunda de um programa que acaba de ser desenvolvido: o Gestão de Propriedades de Sucesso. A metodologia, desenvolvidos por profissionais da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), consiste basicamente em colher informações que partem do individual e transformá-las em dados de muita utilidade ao geral.


Simples sem ser superficial, o GPS começou a ser estruturado no início de 2009 e neste ano já teve seu teste, em oito propriedades, experiência que resultou em ajustes e melhorias para o lançamento oficial do programa, na próxima semana, no Evento Internacional dos Negócios da Pecuária – Enipec, em Cuiabá.

Os produtores que quiserem participar do GPS, o qual é totalmente gratuito, recebem uma cartilha e um CD com planilhas eletrônicas. O material impresso, também composto por planilhas, pode ser levado ao campo pelo produtor, sem tecnologias e mistérios para preencher as informações requeridas.

Nas propriedades mais adeptas à tecnologia, as informações podem ser preenchidas diretamente nas planilhas eletrônicas. Quem optar pelo preenchimento manual na cartilha terá de passar os dados posteriormente ao CD.

Os dados a serem informados pelas propriedades são relativos ao movimento do gado no pasto, movimentos financeiro da produção, levantamento dos investimentos e outros. No final do ano, a Acrimat recolhe todos os dados e devolve aos produtores relatórios individuais de cada propriedade, demonstrando resultados, índices e apontando possíveis falhas.

O produtor que aderir ao GPS conhecerá os resultados financeiros do ano, resultados financeiros por cada atividade desenvolvida dentro da pecuária, índices técnicos como taxa de desfrute, natalidade, variação de inventário, produção por hectare, preço por quilo produzido, e outros.

Para o produtor, é uma boa oportunidade para obter uma consultoria gratuita de sua atividade, lembrando que nenhuma das fazendas participantes terá seu nome divulgado. Já para a Acrimat, o programa é a oportunidade de ter dados consistentes sobre o setor, possibilitando uma leitura mis fiel do mercado.

“Além disso, um dos objetivos é padronizar as análises. Hoje os dados ainda são muito desencontrados”, explica Aristides Maruri, médico veterinário que participou da elaboração do GPS, comentando que existem muitas metodologias diferente na administração de dados no setor.

O superintendente da Acrimat, Luciano Vacari, acrescenta que o programa será eficiente para detectar gargalos e oportunidades na pecuária do Estado. Mais de 100 propriedades já aderiram ao GPS. A Acrimat vai continuar realizando visitas pelo Estado para apresentar o programa a pecuaristas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet