Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Política MT

valor defasado

Após paralisação, Pedro Taques promete aumentar diárias de servidores

Foto: José Medeiros/GCOM MT

Após paralisação, Pedro Taques promete aumentar diárias de servidores
O governador Pedro Taques (PDT) afirmou que vai aumentar as diárias dos servidores do Estado, durante reunião com os servidores da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), na manhã desta segunda-feira (18). O anúncio veio após a categoria paralisar as viagens na última quinta-feira (14), alegando que o valor de R$ 130 por diária está defasado. O valor do aumento ainda não foi definido, mas a Sema reivindica que suba para R$ 250.


Leia mais:
Taques anuncia reajuste salarial a todas categorias

“Eu sei que o valor desta diária não é suficiente para as despesas dos servidores durante as viagens. Eu já pedi para a Secretaria de Gestão (Seges) concluir o estudo de impacto financeiro do aumento das diárias. Estamos em um momento de transparência e com total respeito aos servidores”, afirmou o governador. Segundo o Gabinete de Comunicação (Gcom), o estudo deve ficar pronto na próxima semana.

O presidente do Sindicato dos Servidores de Entidades do Meio Ambiente (Sintema), Gilcélio Lima, deixou clara a indignação dos servidores com a reposição de 3,11% anunciada pelo governador, apenas metade o índice de inflação de 2014, que foi de 6,22%. Ele entregou as reivindicações ao governador e aproveitou para pedir que seja feita a revisão salarial da categoria.

“Esperávamos pelo menos a reposição da inflação, que é de 6,22%. Precisamos de recomposição salarial. Tivemos perdas salariais que precisam ser corrigidas. Na quarta temos reunião com o secretário de Gestão Júlio Modesto e queremos uma resposta”, disse Gilcélio.

O governador explicou aos servidores que a expectativa é que, até o final do ano, a depender da evolução da receita estadual, outros 3,11 % sejam concedidos. Na ocasião, o governador deu aval para que o Sintema apresente os números da reposição salarial. “Apresente os números para o secretário Julio Modesto que eu irei analisar e apresentarei os meus, e veremos se podemos ou não atender”, disse Taques.

Ele enfatizou que irá lutar para melhorar a imagem da Sema e também para valorizar os servidores públicos. “Não existe como se falar em Estado decente sem os servidores públicos. Eu acredito nos servidores do órgão e conto com eles para realizar esta mudança. A secretária tem todo nosso apoio para realizar as transformações necessárias”, disse. 

Gilcélio ainda entregou um pedido de aparelhamento da pasta, veículos traçados 4x4, banco de horas, entre outras coisas. O Sindicato irá avaliar a conversa com o governador em assembleia geral com os servidores. “O governador e o vice-governador fizeram questão de vir aqui para mostrar que quer estar junto com a Sema, apoiando os servidores e ouvindo a todos”, afirmou a secretária Ana Luiza Peterlini.
(Com informações das assessorias)
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet