Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Política MT

BOM FUTURO

Riva acata pedido de Emanuel e CPI analisa na semana que vem convocação de Erai

Foto: Ilustração/Olhar Direto

Riva acata pedido de Emanuel e CPI analisa na semana que vem convocação de Erai
A CPI da Bom Futuro, que investiga denúncias de fraudes fiscais que teriam sido cometidas pela Cooperativa Agroindustrial de Mato Grosso (Cooamat), vai decidir apenas na semana que vem se convoca ou não o empresário Eraí Maggi (PP), cooperado mais importante e presidente do poderoso grupo Bom Futuro. O requerimento solicitando o comparecimento do 'Rei da Soja' na Assembleia Legislativa (AL) foi apresentado hoje (18) pelo deputado estadual José Riva (PSD), mas a pedido do relator, o republicano Emanuel Pinheiro, a definição foi adiada. 


Leia mais
Alexandre César vai presidir CPI da Bom Futuro e 'rei da soja' deve ser convocado na próxima semana

Assim que Riva apresentou o requerimento o relator podenrou que a convocação de Eraí já na fase inicial dos trabalhos poderia comprometer a legitimidade da CPI. Emanuel defendeu que antes de ouvir os esclarecimentos do empresário é preciso interrogar os diretores da cooperativa. 

"Convocar o Eraí agora é a mesa coisa que falar que a CPI é para o Eraí, que ele é culpado. Vamos trabalhando gradativamente, passo-a-passo, cada macaco no seu galho, pé no chão, para conseguirmos descobrir se existem as fraudes sem conotaçao política, para que não fique a imprenssão que estamos fazendo aqui algum tipo de vingança política", alertou Pinheiro. 

Riva destacou que apresentou o requerimento porque na semana passada ficou acordado que todos os requerimentos deveriam ser avaliados nesta terça-feira, porém aceitou as argumentações do relator e o requerimento de convocação de Eraí será analisado na terça-feira da semana que vem, dia 25 de novembro.

“Acredito que a convocação do Eraí Maggi é necessária e extremamente importante, pois estamos falando do fundador da cooperativa, e por isso, acho que tem muito a contribuir com essa CPI. Devemos dar o direito ao contraditório e a vinda dele vai ocasionar isso, até agora só conhecemos o outro lado da moeda. Como ele não é um simples cooperado, defendo a sua convocação para prestar esclarecimento na comissão”, disse Riva.

Foi aprovada a convocação do diretor presidente da Cooamat, Donato Cechinel, José Vengrus Filho, do secretário da cooperativa, Roberto Bertoncello, do diretor executivo financeiro e de Saul Lourenço de Lima, conselheiro fiscal. Em virtude do feriado de quinta-feira (20), os integrantes da CPI se reúnem internamente, nesta quarta-feira (19) à tarde, para discutir o calendário das oitivas.

Durante a reunião de hoje, os membros da CPI aprovaram os requerimentos de autoria do social democrata, que solicitou a convocação de diretores da Cooamat e também requisitou informações sobre a existência de autos de infração que possam existir na Secretaria Estadua de Fazenda (Sefaz) contra a cooperativa. 

O deputado estadual Dilmar Dal Bosco, relator adjunto da CPI, também solicitou informações na Sefaz sobre a situação fiscal da Cooamat e na Procuradoria Geral do Estado (PGE) sobre os pagamentos de impostos da investigada, além do convite para o depoimento do presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Onofre Cezário de Souza Filho. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet