Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

DE VOLTA PARA O FUTURO

Campanha da Fraternidade 2016 retoma debate político por qualidade de vida

Foto: Divulgação

Campanha da Fraternidade 2016 retoma debate político por qualidade de vida
O momento político-econômico conturbado do país e a necessidade de expandir os horizontes, tornam a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 um marco para a fé cristã. Primeiro, porque a CF 2016 confirma a versão ecumênica e, segundo, porque retoma o viés político da discussão por qualidade de vida, temas que marcaram as campanhas das décadas de 1970 e 1980, com forte engajamento da Igreja Católica Romana no cotidiano político nacional. E, neste ano, forte defesa da universalização do saneamento básico e qualidade da saúde, já que quase 10% das casas brasileiras não dispõem sequer de banheiros.

 
Desta forma, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) lançam nesta quarta-feira (10) a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 para se tornar um divisor de águas. Durante o 30º Vinde e Vede, encerrado na noite desta terça-feira (9), no Memorial João Paulo II (Morada do Ouro), perante mais de 30 mil fiéis, como acontece todos os anos, o arcebispo Dom Milton Santos, da Arquidiocese de Cuiabá, encerrou o evento com o avant premiere da Campanha da Fraternidade.
 
O tema deste ano é Casa Comum, Nossa Responsabilidade e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Amós 5:24), com foco no saneamento básico, no desenvolvimento, na saúde integral e na qualidade de vida.
 
Dados divulgados pelo Conic mostram que, mesmo figurando entre as maiores economias do mundo, o Brasil tem mais de 100 milhões de pessoas sem saneamento básico. “O Estado brasileiro tem deficiência na prestação de serviços relacionados ao tratamento da água e do esgoto e à coleta de lixo”, informou a CNBB.
 
A abertura oficial da campanha ocorreu hoje (10), Quarta-feira de Cinzas, às 10h30, na sede da CNBB, em Brasília, e foi transmitida ao vivo por emissoras católicas de rádio e televisão, como Rede Aparecida, Canção Nova e Rede Vida. A cerimônia foi presidida pelo bispo da Igreja Anglicana do Brasil e presidente do Conic, dom Flávio Irala.
 
Participaram ainda diversas autoridades religiosas e civis, como o arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, dom Sergio da Rocha, e o ministro Gilberto Kassab, das Cidades, que na semana passada esteve em Cuiabá, com o governador José Pedro Taques (PSDB), discutindo justamente alternativas para os municípios investirem em saneamento. Toda visita de Kassab a Cuiabá foi acompanhada pela reportagem do Olhar Direto, passo a passo, desde o Palácio Paiaguás até a Arena Pantanal.

 

Ecumenismo

A primeira campanha da fraternidade ecumênica foi realizada em 2000, com o tema Dignidade Humana e Paz e lema "Novo milênio sem exclusões". A segunda, em 2005, teve como tema Solidariedade e Paz e lema "Felizes os que promovem a paz". A campanha de 2010 tratou de Economia e Vida, a partir do lema "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro".
 
O Conic é composto pela Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia e Igreja Presbiteriana Unida.
 
Uma das maiores novidades para esta IV edição é que ela contará com a participação da Misereor – entidade episcopal da Igreja Católica da Alemanha que trabalha na cooperação para o desenvolvimento na Ásia, África e América Latina.
 
O objetivo principal da iniciativa será chamar atenção para a questão do saneamento básico, com o tema “Casa comum, nossa responsabilidade”. O lema bíblico para apoiar esta escolha a baseia-se em Amós 5:24, que diz: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”.
 
Ambos, tema e lema, foram definidos em uma reunião realizada em São Paulo, entre os dias 4 e 6 de novembro, reunindo membros da Comissão da Campanha e representantes da Misereor.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet