Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Controvérsia: Pesquisa diz que negros envelhecem mais rápido e são até 3 anos mais velhos em termos de saúde

De acordo com um polêmico e controverso estudo realizado pela Davis School of Gerontology, do Sul da Califórnia, as pessoas negras envelhecem mais rapidamente do que as brancas.


Os pesquisadores tomaram como base a taxa de mortalidade maior entre pessoas negras. Eles dizem que as diferenças de idade biológica por raça tendem a aumentar entre os 60 e os 69 anos e depois declinar.

"Nossos resultados mostraram que, em média, os negros tendem a ser, biologicamente, até três anos mais velhos que os brancos", afirmar Morgan Levine e Eileen Crimmins, pesquisadores envolvidos, para a revista Social Science and Medicine.

"Os resultados combinam com estudos anteriores que relatam que os negros tendem a ter fatores de risco biológicos indicativos de alguém significativamente mais velho. Esses fatores de risco podem ser indicativos de uma aceleração do processo de envelhecimento.", explicam os pesquisadores.

Os cientistas calcularam a "idade biológica" de cada participante, olhando para 10 marcadores que têm sido associados ao envelhecimento, incluindo a proteína C-reativa, creatinina sérica, hemoglobina glicosilada, pressão arterial sistólica e colesterol total. Eles também notaram o seu índice de massa corpórea, nível de educação, e se eles já haviam tido contato com o fumo.

"Em média, a idade biológica dos negros foi de 53,16 anos, enquanto a dos brancos, 49,84 anos”, relatam os pesquisadores. A equipe diz que a causa pode ser o stress relacionado. “O stress diário associado com o fator genético racial pode impactar negativamente o funcionamento fisiológico e, de acordo com a exposição crônica, se acumulam ao longo do tempo de vida e contribuem para as disparidades crescentes”, afirmaram.

"Além disso, se fatores ambientais, comportamentais e mentais contribuem para uma aceleração do processo de envelhecimento, seria de se esperar que as pessoas que estão envelhecendo mais rápido tenham maior risco de mortalidade, e, portanto, a expectativa de vida mais baixa”, concluíram.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet