Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Educação

Debate com estudantes encerra programação da 13ª Semana Estadual de Prevenção

Estudantes lotaram o auditório da Escola Estadual Presidente Médici, na última sexta-feira (26.06), para debater a questão das drogas e suas consequências na vida dos usuários e de seus familiares. A programação encerrou a 13ª Semana Estadual de Prevenção ao Uso e Abuso de Drogas, realizada pelo Governo, em parceria com instituições privadas e públicas, entre elas as secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). 


Na abertura, Glaucia Ribeiro, da coordenadoria de Projetos Educativos da Seduc, destacou que é importante dialogar com os jovens sobre o assunto, reduzir os danos familiares, entre outras questões. “Muitos adolescentes acabam se envolvendo por falta de informação, por curiosidade, pela pressão do grupo. Então, estamos alertando, buscando prevenir a juventude, fazendo uma reflexão junto com os alunos”, informou. 

Em um bate-papo descontraído, o evento reuniu, além dos alunos da Pres. Médici, estudantes das escolas estaduais José Magno e Ferreira Mendes, e contou com a participação do consultor sobre prevenção às drogas, José Antônio Vieira, do professor mestre Alberico Cony Cavalcanti, da psicóloga do sistema penitenciário, que atua na coordenadoria estadual de Políticas Sobre Drogas, Eunice Teodora dos Santos, do psiquiatra Josemar Barreto, do advogado especialista na área de direito civil, difusos e coletivos Josemar Barreto Junior e da psicóloga Joana D’ arc de Moraes (Centro de Atenção Psicossocial – CAPS/AD/VG). 

Os especialistas, cada um na sua área, alertaram sobre o modo como se instala a dependência de drogas psicotrópicas. Mostraram que alguém quando procura o prazer que a droga pode proporcionar, geralmente, não imagina que corre o risco de se tornar escravo, sem espaço para mais nada em sua vida. Aspectos da personalidade, ambiente propício, curiosidade, carências sociais, desesperança também foram lembrados. 

Para chamar a atenção para o problema de forma lúdica o grupo de teatro Cena Onze fez uma esquete com a temática do crack. Um momento de bastante impacto foi exibição de uma reportagem produzida pelo Jornal Hoje, da Rede Globo, sobre parentes de viciados que saem às ruas à procura de filhos, irmãos e mães que abandonaram suas famílias por causa das drogas. 

Para aluna do 1º ano do Ensino Médio, Julia Robert Ramos da Silva, ações como essa são importantes para alertar e levar informações para os jovens e adolescentes. “Debates despojados, com linguagem simples e direta, ajudam a conscientizar que o uso de droga e do álcool não é legal para a nossa vida”, alertou, destacando que eles também são disseminadores da informação, pois conversam e repassam o aprendizado para os pais e amigos. 

A enfermeira do Centro de Saúde Quilombo Cibele Lemes, que participou de toda a programação da 13ª Semana Estadual de Prevenção, afirmou que é através da escola e da educação que se pode transformar a realidade vivida por muitos, e prevenir problemas causados pelo uso indiscriminado de drogas lícitas e ilícitas. “É muito triste ver a situação de jovens viciados e também de muitos pais que são usuários, o que acarreta outro problema: a violência doméstica contra as crianças”, alertou, ressaltando que é preciso se fazer algo, urgentemente. Segundo ela, é necessário qualificar o olhar do professor, dos gestores, dos servidores das escolas, para que todos fiquem atentos e identifique, ao menor sinal, que algo está errado com aquele estudante. 

Já o professor de Física Elídeo José Meridi disse que o assunto precisa ser debatido com os jovens em profundidade. “A partir de uma ampla mobilização interdisciplinar e do diálogo aberto e honesto com os jovens é possível desenvolver um trabalho de prevenção ao uso indevido de drogas, faça sentido para os alunos”. 

A Sejudh distribuiu para os participantes, camisetas, folders e cartilhas orientativas, além de revistas do projeto de prevenção “Diga sim à Vida”, com a Turma da Mônica Jovem e a Turma da Tina – uma iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, do Ministério da Justiça em parceria com a Maurício de Souza Produções. As revistas trazem histórias que favorecem a reflexão sobre a prevenção do uso de diferentes drogas, além de outros comportamentos de risco. 

A 13ª Semana Estadual de Prevenção ao Uso e Abuso de Drogas, idealizada pela Coordenadoria de Política Sobre Drogas (Coesd), vinculada à Sejudh, é uma parceria de instituições públicas e privadas, que têm a intenção de formar multiplicadores capazes de ampliar, articular e fortalecer a rede de proteção, prevenção e cuidado ao cidadão. A programação ocorreu entre os dias 19 e 26 de junho. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet