Olhar Direto

Quinta-feira, 09 de maio de 2024

Notícias | Cidades

assustador

Em 19 dias, número de execuções em VG ultrapassa 33% total das mortes em janeiro de 2015

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Em 19 dias, número de execuções em VG ultrapassa 33% total das mortes em janeiro de 2015
Nos primeiros 19 dias deste ano, o número de assassinatos na cidade de Várzea Grande já supera em 33% a quantidade de homicídios registrados em todo mês de janeiro no segundo maior município do Estado comparativamente a 2015.


Leia mais:
Executores de jovem de 21 anos podem ter recolhido cartuchos de cena de crime 

No total de 2016, Cuiabá já possui um ‘saldo’ de 10 assassinatos e Várzea Grande, 16. No ano de 2014, ao longo de 30 dias, foram 12 execuções. Em 2015,  os dados apontam ‘acumulado’ de 26 mortes (em 19 dias). No ano passado, janeiro ‘fechou’ com total de 34 execuções.  Na prática, 2016 têm um registro de homicídio  - em média - a cada 17 horas.
 
A região do Grande Cristo Rei, que compreende mais de 30 bairros,  vem sendo palco de crimes com características semelhantes. As vítimas possuem algum histórico criminal. Os executores escolhem as madrugadas para atuar. Fortemente armados, empregam veículos (normalmente, nas cores prata ou branca) para a execução.
Um dos registros, foi feito no bairro da ‘Manga’, na rua Antônio Sotero de Almeida. Cleberson Humberto da Silva, de 20 anos, foi executado a tiros de pistola na frente de sua avó na madrugada de terça-feira, 19.
 
De acordo com informações de testemunhas, o rapaz recebeu a ordem para que se ajoelhasse antes de ser executado. O crime, conforme populares, foi cometido por  homens que chegaram ao local em uma caminhonete de cor prata.  Na sequência, os criminosos deixaram o local em alta velocidade.
 
Não houve nenhuma discussão e o rapaz foi morto com disparos que atingiram a cabeça e ainda a região do tórax.  
 
Também na região do Grande Cristo Rei, bairro Águas Claras, ocupantes de um Fiat Uno, branco, executaram com cinco tiros de pistola ponta 40, um homem identificado como Janderson Rodrigues de Souza. O crime foi registrado no final da tarde de terça-feira, 11. Testemunhas revelaram que o rapaz estava em frente à casa do sogro, ainda usando uniforme, quando foi atacado pelos ocupantes do veículo.  Não há registros de discussão e Rodrigues foi atingido com disparos, sendo pelo menos um, na cabeça.
 
No último dia 3 de janeiro, no bairro Jardim Potiguar, também na mesma cidade, um Fiat Uno (branco) perseguiu e matou um dos ocupantes de um veículo Audi. O motorista, Flávio de Deus, o 'Fubá', foi executado com disparos na cabeça e duas mulheres que estavam com  o mesmo foram baleadas. 
 
No dia 4 de janeiro, o estudante Carlos Ferreira Brandão, de 21 anos, foi morto na região do Grande Cristo Rei, em Várzea Grande.  Ele e a namorada e um colega, foram atacados por homens que estavam a bordo de um carro de cor prata, quando estavam em frente à residência dele, já no início da madrugada de segunda-feira, 4.  Carlos não escapou da ação. Já a garota foi baleada na boca e um terceiro jovem conseguiu deixar o local em uma bicicleta.
 
Questionada quanto a um possível atuação de um ‘grupo de extermínio’ em atividade, a delegada Silvia Pauluzzi, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) em recente entrevista ao Olhar Direto pontuou que inicialmente é preciso exaurir todas as linhas de investigação e que seria prematuro afirmar tratar-se de um grupo de extermínio. “Vamos avançar, verificar semelhanças,  para poder atribuir responsabilidades”.   
Medidas
 
A Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso  informou que o  secretário Fábio Galindo Silvestre, se reuniu no final do dia desta terça-feira (19) com o novo comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel PM Gley Alves, para definir as operações que serão deflagradas em todo o Estado ao longo do ano e, em especial, na Baixada Cuiabana. O objetivo das operações é a redução dos homicídios, roubos e furtos em todas as cidades do Estado. 

Afirmou ainda que as operações deverão contar com a participação das tropas ordinárias e especializadas como o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e o Batalhão da Ronda Ostensiva Tática Metropolitana (Rotam).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet