Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

gigantes

Evento de filiação traça paralelo entre Dante de Oliveira e Pedro Taques

Foto: Jardel P. Arruda/ Olhar Direto

Evento de filiação traça paralelo entre Dante de Oliveira e Pedro Taques
Dante de Oliveira e Pedro Taques. Um foi a personificação de um dos mais importantes movimentos da sociedade pelo fim da ditadura militar, a Diretas Já!. Foi ministro, prefeito de Cuiabá e depois governador de Mato Grosso. Apesar de derrotado na última eleição que concorreu, tornou-se um ícone da política mato-grossense e é lembrado como unanimidade.


Leia mais:
Após adesão de Pedro Taques, PSDB monta comissão para definir sobre filiação de prefeitos
  
O outro foi uma das peças fundamentais no combate ao crime organizado no começo da década de 2000. Tornou-se senador, depois governador de Mato Grosso e é visto como um dos mais expoentes políticos da atualidade. Capaz de levar o Estado ao mesmo patamar de importância política que o primeiro levou. Em comum, o fato de ambos terem saído do PDT e seguido para o PSDB e a esperança depositada pelo ninho tucano.

Esse paralelo de semelhanças entre os dois foi traçada durante todo o ato de filiação de Taques ao PSDB, no sábado (29). Para o primeiro, que faleceu em 2006, várias homenagens em reconhecimento à importância do que fez. A mãe de Dante, Maria Benedita Martins de Oliveira recebeu um buquê de flores amarelas enquanto um vídeo sobre as Diretas já! foi exibido antes de qualquer outra coisa.

Ao segundo, muitos elogios pelas expectativas daquilo que ainda está para ser feito e aonde ele pode chegar. Aécio Neves salientou que Taques será levado pelo PSDB a correr o Brasil, extrapolar as fronteiras de Mato Grosso. Para ele, o governador de Mato Grosso é um dos mais preparados políticos da geração e seria o escolhido para o PSDB caso existisse somente mais uma ficha de filiação.

"O que eu posso dizer é que hoje é um dia grandioso na história do PSDB, um partido político que nasce com um compromisso político com o país, com a ética", afirmou Aécio. José Serra chegou a dizer que não era Pedro Taques quem merecia ser parabenizado por integrar o PSDB, mas sim o PSDB por receber o governador de Mato Grosso.

Geraldo Alckmin também chegou a usar Taques como exemplo de homem que o Brasil precisa. Em seu tempo, Dante, visto como personificação das Diretas Já!, era o exemplo de homem que o Brasil precisava.A própria viúva de Dante, a ex-deputada federal Thelma de Oliveira (PSDB) ressaltou que Taques já era tucano antes mesmo de saber e possui o mesmo cerne político do icônico político mato-grossense.

“Eu acho que cada um tem uma trajetória. A trajetória do Dante foi uma trajetória, a trajetória do Pedro é outra. Mas, eles comungam de ideias comum. Esse compromisso Mato Grosso de construir um estado que seja voltado para população. Como Dante fez e foi tudo destruído e agora ele está reconstruindo. Ideais como a justiça, a liberdade, a democracia”, concluiu a viúva.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet