Olhar Direto

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Cidades

VÁRZEA GRANDE

Fábrica de criminosos: 70% dos adolescentes infratores do Pomeri são de Várzea Grande

Foto: Reprodução

Fábrica de criminosos: 70% dos adolescentes infratores do Pomeri são de Várzea Grande
Cerca de 70% dos 113 adolescentes intratores que hoje cumprem medidas no Complexo Socioeducativo de Cuiabá, Pomeri, é do município de Várzea Grande. As informações são do diretor da unidade e também secretário-adjunto de Direitos Humanos da Sejudh, Valdemir Pascoal. O número revela que a cidade, com um pouco mais de 250 mil habitantes, se tornou uma “fábrica de criminosos”.


Leia mais: Número de execuções aumenta em 100% na cidade de Várzea Grande

“A maioria dos adolescentes que estão aqui não é de Cuiabá. É assustador, mas quando você abre os jornais existem cinco ou seis crimes envolvendo adolescentes de Várzea Grande”, avalia Pascoal.

O secretário de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Luiz Antônio Pôssas de Carvalho, atribuiu o aumento do número de adolescentes infratores à “total falta da família”. Ainda conforme Pôssas, as drogas e o regime capitalista de consumo que vivemos desencadeou uma inversão de valores que propicia a violência.

Com relação ao comportamento dos jovens, um dos pontos que intriga boa parte da população está na forma violenta em que os adolescentes agem. Porém, o comportamento foi rebatido pelo secretário-adjunto.“Nós temos um adolescente na unidade que esquartejou uma criança. É bárbaro, mas o adulto também faz”, citou. Para Pascoal, o que as pessoas tentam responder é a postura diferenciada que a maioria dos jovens tem durante as ações criminosas.

Segundo ele, um adulto que comete um crime acaba por preocupar-se com a medida, enquanto os adolescentes geralmente agem por impulso. Conforme dados obtidos pela Delegacia Especializada do Adolescente (DEA) de Várzea Grande, no primeiro trimestre deste ano mais de 40 jovens foram presos em flagrante.

Já segundo o comandante-geral da Polícia Militar do Estado, Nerci Adriano Denardi, para combater o crime, a polícia trabalha em cima de estatísticas e atuação preventivas onde está localizada a ‘mancha vermelha’, termo usado pela corporação para se referir ao aumento da criminalidade em determinado bairro ou região.

Complexo socioeducativo

Atualmente a secretaria trabalha para a conclusão da obra do complexo socioeducativo de Várzea Grande. De acordo com o secretário da Sejudh, espera-se a ordem de serviço para finalizar a obra da unidade para ‘esvaziar’ ai complexo do Pomeri.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet