Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Greve dos agentes

Familiares de presos ateam fogo em troncos e bloqueiam via do presídio do Carumbé (fotos)

Foto: Arquivo Pessoal/Arizona

Familiares de presos ateam fogo em troncos e bloqueiam via do presídio do Carumbé (fotos)
O clima ficou tenso na frente do Centro de Ressocialização de Cuiabá, antigo Carumbé, um grupo de familiares ateou fogo em troncos de árvores e bloquearam a via por conta da greve dos agentes penitenciários. Visitas tinham sido liberadas de forma reduzida pela Polícia Militar, no começo manhã deste sábado (27).


Agentes penitenciários começam greve nesta sexta pedindo 75% de reajuste
Visitas aos detentos estão suspensas a partir de sexta-feira; agentes penitenciários entram em greve

Segundo informações da população, os parentes dos presos colocaram fogo em pedaços de troncos de árvores e interdiram a via. Um taxista teve o carro apedrejado, por ter xingado as mulheres. Quando as coisas começam a sair do controle é que os agentes entram para apartar a manifestação. Há ainda a informação de que as pessoas estão mantendo contato por telefone com os presos dentro do presídio.

Mãe, esposas e filhos de presos estavam concentrados desde ás 6h em frente ao presídio, na tentativa de entrar em mais um dia de visita. Porém, elas se depararam com os portões fechados e um cartaz dizendo que as visitas não aconteceriam.

“Nós vimos na TV eles dizendo que nós íamos poder entrar hoje, mas chegamos aqui e disseram que isso não aconteceria. Gastamos dinheiro que nem tínhamos para vir aqui, tem gente que veio de Tangará da Serra, Sinop, e outros lugares”, reclamou Maria Helena, mãe de um dos presos.

Ainda segundo os familiares, foi dito pelo diretor do Centro de Ressocialização que as visitas aconteceriam: “Ele (diretor) disse que ia ter visita, ai chegamos aqui e os agentes disseram que isso era mentira, ou seja, disseram que ele mentiu”, revelam.

Atualmente apenas 30% do efetivo está funcionando, o que contraria uma liminar do Tribunal de Justiça (TJ) que determinou que 70% do efetivo fosse mantido. A pena pelo descumprimento é de 50 mil reais por dia.

Os agentes afirma que a greve continuará até que seja dada uma resolução para o problema. Uma reunião deve acontecer na segunda-feira (29).

A Polícia Militar – que está auxiliando nos serviços do presídio – havia liberado a entrada reduzida dos familiares ás 10h. A entrada de 3 famílias por vez foi permitida: “Vamos liberar onde a PM tem competência, no pátio aberto, o processo será demorado”, disse o Major Campos, quando o acesso foi permitido.

Um carro da Polícia Civil que transportava presos, tentou adentrar o presídio, mas recebeu uma negativa e levou os presos de volta. Segundo informações o Governador, Silval Barbosa, está em reunião com o Secretário Titular da Secretaria de Justiça e Direitos humanos de Mato Grosso (Sejudh), Luiz Antônio Pôssas de Carvalho para tentar definir uma resolução para o fim da greve dos agentes penitenciários.

Atualizada ás 11:56
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet