Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Jordânia promete fazer de tudo para salvar piloto refém do EI

AMÃ — A Jordânia afirmou neste domingo que ainda está disposta a trocar com o Estado Islâmico (EI) uma militante iraquiana presa pelo piloto jordaniano Maaz al-Kasasbeh, mesmo depois de um segundo refém japonês ter sido supostamente decapitado pelo grupo extremista. Jihadistas do EI divulgaram um vídeo no sábado no qual mostraria a execução do jornaista Kenji Goto, a quem o grupo mantinha refém junto com al-Kasasbeh. Segundo o governo nipônico, é "altamente provável" que as imagens sejam autênticas.

Agências de segurança e militares da Jordânia estão investigando se o piloto ainda está vivo, disse o porta-voz do governo Mohammad al-Momani. De acordo com ele, o EI rejeitou todos os esforços feitos pela Jordânia para libertar Goto.

Maaz al-Kasasbeh foi capturado em dezembro depois de seu avião de combate cair em território controlado pelos militantes na Síria. O EI ameaça executá-lo se Amã não libertar a jihadista iraquiana Sajida al-Rishawi, condenada à morte por seu envolvimento em um atentado em Amã, em 2005.

— Nós ainda estamos prontos para entregar a condenada Sajida al-Rishawi em troca do retorno de nosso filho e nosso herói — disse Momani à agência Reuters.

Na quarta-feira, a Jordânia anunciou estar disposta a soltar Sajida al-Rishawi, mas alertou que esperaria a libertação do piloto. O governo de Amã, no entanto, não recebeu garantias do grupo extremista.

Após o anuncio da decapitação de Goto, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, disse que não vai se render a um “terrorismo inadmissível”.

Em um comunicado, o presidente americano, Barack Obama, se pronunciou neste sábado sobre a possível decapitação: "Os EUA condenam o odioso assassinato do cidadão japonês”. O mesmo fez o premier do Reino Unido, David Cameron: “condeno firmemente o que parece ser o assassinato espantoso de Kenji Goto”.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet