Olhar Direto

Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Notícias | Política BR

congresso

Maggi: sessão que livrou Donadon gera constrangimento e acelera voto aberto

Foto: Olhar Direto

Senador diz que aprovação do voto aberto é questão de tempo

Senador diz que aprovação do voto aberto é questão de tempo

O senador Blairo Maggi (PR-MT) classifica como gota d’água episódio da não cassação do mandato do deputado Natan Donadon (PMDSB-RO) na Câmara Federal, na última quarta-feira (28), e acredita que fato servirá para acelerar o processo de instituição do voto aberto nas duas casas legislativas.


Segundo ele, agora existe um clima fávoravel para votar a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) do voto aberto, matéria já aprovada pelo Senado, mas que estacionou entre os deputados.

Leia mais:
Ministro do STF defere liminar do PSDB para anular cassação de Natan Donadon
Plenário da Câmara livra Natan Donadon da cassação e Henrique Alves chama suplente

“Nós já tomamos uma decisão no Senado e aprovamos o voto aberto. A Câmara de fato não votou ainda e criou este constrangimento. Este episódio vai acabar precipitando a votação. Eu penso que sim”, avaliou.

De acordo com o senador republicano, a condição do deputado é incompatível com o detentor de um mandato parlamentar. “É muito esquisito. O cara está preso, como vai continuar o mandato dele?”, questiona.

Natan Donadon deixou de ser cassado por uma manobra de esvaziamento da sessão que só foi possível graças ao voto ser secreto. Dos 405 deputados que votaram naquela sessão, 233 optaram pela punição, 131 pela absolvição e 41 se abstiveram. Para perder o mandato, o mínimo necessário de votos deveria ser 257.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet