Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Mato Grosso atinge meta de vacinação contra gripe

Mato Grosso atingiu a meta do Ministério da Saúde para a Campanha de Vacinação Contra a Gripe. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), 80,09% dos grupos prioritários foram imunizados. A Campanha foi encerrada na última sexta-feira (26.06), após ser prorrogada por três vezes. 


No total, foram aplicadas mais de 500 mil doses da vacina, incluindo-se nesta soma os portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Dos 141 municípios do estado, 88 municípios (62,5%) atingiram ou ultrapassaram a meta de vacinar 80% da população alvo. 

Entre os grupos prioritário, o segmento de mulheres pós-parto (puérperas) registrou a maior cobertura vacinal (98,45 %), seguido por trabalhadores de saúde (89,06%), idosos (86,80%), crianças de 6 meses a menores de 5 anos (75,83%), gestantes (71,28%) e indígenas (70,65%). 

Foram imunizados ainda 68.021 doentes crônicos, 8.532 pessoas da população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Outras 1.880 doses foram destinadas a outros grupos sem comorbidades. 

Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Flávia Guimarães, a vacina só fica disponível durante o período da Campanha. "A vacina precisa de um determinado tempo para estimular o sistema imunológico e proteger a pessoa, por isso a imunização deve ser feita antes do inverno. Após o período de campanha, a vacina não fica disponível na rede", explica. 

Prevenção 

A vacinação é uma importante ação de prevenção da gripe, mas não dispensa medidas básicas de proteção. Alguns de cuidados simples como lavar as mãos com frequência, utilizar lenço descartável e cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir ajudam evitar a doença. Também é recomendado não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca. Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet