Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Segurança

Mato Grosso registra metade das apreensões de cocaína em dois dias da Operação ‘Brasil Seguro’

Mato Grosso registra metade das apreensões de cocaína em dois dias da Operação ‘Brasil Seguro’
A Operação ‘Brasil Seguro’, realizada nos dias 04 (terça-feira) e 05 (quarta-feira) em 11 Estados de fronteira e 9 Estados do Nordeste, resultou em diversas apreensões de drogas e veículos, além de outros itens como armas e munições. Metade da cocaína apreendida nestas 48 horas foi encontrada em Mato Grosso. Ao todo foram 1.800 agentes participando da ação. Os resultados foram apresentadas na tarde desta quinta-feira (06), em uma conferência online com o Ministério da Justiça e com os secretários de todo os Estadoss participantes.


Veja mais:
4º BPM troca comando e apreensões de armas de fogo aumentam em 185%
 
De acordo com as informações da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (SESP), foram feitas 165 barreiras e bloqueios em todo o Estado. Os agentes abordaram 5.119 pessoas e 3.608 veículos. Com isto, conseguiram apreender: 85,11 Kg de cocaína, 13,82 Kg de maconha, 10 armas de fogo, 554 munições, 47 veículos e 10 aparelhos eletrônicos, além de recuperar 10 veículos furtados ou roubados.
 
“A operação consistiu basicamente na fiscalização da bacia do Pantanal, divisas das rodovias estaduais e federais e área de fronteira como um todo. Foram aproximadamente 900 km em que estávamos atuando”, disse o secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, Alexandre Bustamante.
 
Ao todo, foram 40 pessoas presas e quatro menores apreendidos. Os agentes também confeccionaram 33 autos de prisão em flagrante. Em todos os Estados participantes foram apreendidos 4.826 Kg de maconha, 161 Kg de cocaína (metade foi em Mato Grosso), além de serem feitas mais de 400 prisões.
 
“Todos os veículos que trafegaram na fronteira nestes dois dias foram abordados. A proposta da operação foi esta, tivemos o apoio do helicóptero com o imageador aéreo para ajudar as equipes em solo e todo esse conjunto para melhorar a segurança na fronteira”, explicou o secretário.
 
Foram 1.800 agentes das Polícias Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro, Receita Federal, Ciopaer e Gefron, trabalhando nesta operação que durou apenas 48 horas.
 
“Na realidade, nós queríamos que os órgãos federais participassem diretamente por mais tempo. Sabemos da limitação do pessoal, de fôlego das equipes, mas sabemos que quanto maior a fiscalização, maior a segurança. A proposta de Mato Grosso é de que essa operação se torne nacional e que aconteça não só por 48 horas, mas sim 360 dias por ano”, revela Bustamante.

“As nossas ações uniram todas as forças do seguimento da Segurança Pública. Tivemos um planejamento antecipado e cada instituição desempenhou suas atividades dentro do esperado. A maioria das drogas foi trazida por pessoas, as famosas ‘mulas’, que receberiam R$ 130 por quilo. Cada uma transportava 25 Kg de drogas aproximadamente”, afirmou o Tenente-coronel, Azizes Ferreira.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet