Olhar Direto

Terça-feira, 21 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Exemplo de Suiá-Missú

Políticos tentam barrar ampliação de terra indígena que abrange 3 municípios

Foto: AME-RIO

Etnia Enawenê-Nawê

Etnia Enawenê-Nawê

Será realizada em Juína na próxima segunda-feira (1) uma audiência pública organizada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso para discutir a ampliação da terra indígena Enawenê-Nawê, cujo projeto expande os limites da reserva sobre parte dos municípios de Brasnorte, Sapezal e Juína.


Quatro crianças indígenas morrem em Marãiwatsédé; suspeita é de água contaminada com agrotóxico

A audiência deve contar com a presença de parlamentares estaduais e federais, que tentam impedir o avanço do projeto encabeçado pela Fundação Nacional do Índio (Funai). “A confirmação de que a Funai pretende ampliar os limites da Terra Indígena Enawenê-Nawê mobilizou a classe política mato-grossense que tenta barrar o novo processo de demarcação, onde deverá ser atingida uma área com mais de 600 mil hectares”, explicou o deputado estadual Dilmar Dalbosco (DEM).
O debate será realizado na Associação Comercial (Ascom) daquele município a a partir das 17h. O evento, segundo DalBosco, marcará a primeira manifestação contrária à criação da reserva.

Na ótica do democrata, o projeto precisa ser evitado a fim de que impedir possíveis “conflitos” e “calamidade social”, decorrente da desintrusão de não-índios dessas áreas, a exemplo do que ocorreu nas terras remanescentes da gleba Suiá-Missú, na qual os não-índios foram retirados para a criação de uma reserva Xavante.

“A população não pode simplesmente ser despejada, como se tivesse ocupado de forma irregular. Contamos com a participação maciça da sociedade para criarmos um movimento forte junto à Câmara Federal, pois os estudos para ampliação da área indígena estão em fase fina, e o pânico já se instalou entre os produtores”, ressaltou.

Dal’Bosco salienta que a nova demarcação inviabilizará a economia dos municípios atingidos, pois estes já possuem mais de 60% de sua área tomada por reservas indígenas. Ele destaca ainda, que as terras em estudo foram adquiridas do Estado pelos produtores rurais e depois homologadas pela União.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet