Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Esportes

‘Quatro bolas’

Arena Pantanal é o único estádio da Copa a não ganhar avaliação máxima

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Arena Pantanal é o único estádio da Copa a não ganhar avaliação máxima
A Arena Pantanal foi o único estádio utilizado na Copa do Mundo de 2014 que não ganhou avaliação máxima no Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios (Sisbrace), lançado pelo Ministério do Esporte, nesta quinta-feira (28). O sistema propõe a melhoria em conforto, segurança, acessibilidade e condições sanitárias e de higiene das praças esportivas do país. A arena mato-grossense foi utilizada em quatro partidas do Mundial, mas não foi finalizada ainda pela empresa Mendes Júnior.


Leia mais:
Secretário comemora aproveitamento da Arena Pantanal e PPP deve ser firmada: “Não é nossa função gerir estádio”

Dos 12 estádios da Copa do Mundo de 2014 (Maracanã, Arena Corinthians, Mineirão, Mané Garrincha, Fonte Nova, Castelão, Beira-Rio, Arena Pernambuco, Arena da Baixada, Arena das Dunas e Arena da Amazônia), só a Arena Pantanal ficou sem receber as ‘cinco bolas’. Foram vistoriados nesta primeira etapa 155 estádios. Eles ganharam classificações com “bolas”, uma espécie de “estrela” como acontece com hotéis. Os estádios podem receber de “uma a cinco bolas”.
 
Outros dois estádios que receberam cinco bolas foram a Arena do Grêmio, inaugurada em 2012 e a Arena do Palmeiras, inaugurada no ano passado. O ministro do esporte George Hilton pontuou que a medida é de grande importância para o torcedor: “Isso inaugura um novo momento no futebol brasileiro, que iniciamos com o refinanciamento da dívida dos clubes. Agora estamos num segundo momento. A gente quer que os clubes tenham a responsabilidade de fazer com que essas arenas, esses campos, estejam em condições para o torcedor. Os dirigentes dessas arenas e estádios terão cada vez mais que se aperfeiçoar oferecendo para o torcedor que vai estádio conforto, segurança e esses (demais) critérios”.
 
Mesmo tendo recebido quatro jogos da Copa do Mundo e partidas das séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro, além de outros confrontos, a Arena Pantanal ainda está em obras. O projeto não foi entregue pela Mendes Júnior, empresa responsável pela construção. O governo já sinalizou uma contratação emergencial para finalizar alguns pontos necessários para receber o certificado Leed. Isso evitará que o preço do empreendimento dobre dos R$ 600 milhões para R$ 1,2 bilhão.
 
A cada três anos os estádios passarão por uma nova avaliação. A nova etapa do Sisbrace, que deve ter início ainda neste ano, irá classificar outros 140 locais. Confira os itens avaliados pelo Ministério do Esporte:
 
Segurança: inclui os aspectos de engenharia relativos ao sistema estrutural, de coberturas, de instalações sanitárias e elétricas, equipamentos e máquinas em geral, além de segurança pública e prevenção de incêndio e pânico.
 
Conforto e acessibilidade: trata aspectos como conforto térmico, acústico, de iluminação e serviços, infraestrutura e visual, além de itens como orientação espacial, comunicação, deslocamento e utilização do espaço e dos seus acessos no que diz respeito às pessoas com deficiência (PCD), pessoas com mobilidade reduzida (PMR), obesos e idosos. São todos os itens que envolvem a circulação externa e interna do público, acesso ao estacionamento, rotas acessíveis, áreas de permanência, instalações sanitárias e condições de acessibilidade ao campo.
 
Vigilância Sanitária: avalia os serviços de alimentação, infraestrutura das instalações sanitárias e de saúde, de acordo com as normas vigentes. 

Veja a avaliação de todos os estádios:

tabela estadio alterada 1 (Foto: Reprodução )
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet