Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Política MT

​boa briga

“Desafio das unidades escolares" acirra os ânimos entre Rosana e Dorner na reta final em Sinop

Foto: Reprodução/Internet/Ilustração

“Desafio das unidades escolares
A campanha pela prefeitura de Sinop, uma das mais disputadas em Mato Grosso neste ano, ganhou uma polêmica nesta reta final. A candidata Rosana Martinelli (PR) desafiou o adversário Roberto Dorner (PSD) a ir com ela conhecer as sete unidades escolares que apresentou no horário eleitoral. O empresário aceitou a proposta, durante debate realizado na noite de quinta-feira (29), pela TVCA. Eles se encontraram na manhã de hoje para tirarem a prova.


Fagundes afirma que Rosana Martinelli caminha de forma consolidada para a vitória em Sinop
 
Ambos compareceram na Praça Plínio Callegaro, local marcado para o encontro. Cabos eleitorais dos dois lados acompanhavam as chapas. Rosana então propôs que os candidatos fossem visitar as unidades acompanhados somente de suas equipes de marketing, sob a justificativa de que os ânimos já estão exaltados demais, o que poderia provocar algum desentendimento. De acordo com a assessoria de imprensa da candidata republicana, Dorner não aceitou e a candidata apenas entregou para ele a lista com o as unidades escolares.
 
O deputado federal Nilson Leitão (PSDB) partiu para o ataque. “Escola não é creche, eles falavam em unidade escolar, ou eles não sabiam o que estavam dizendo, ou quiseram enganar a população e se deram mal”, declarou. Segundo ele, Rosana apresentou três escolas municipais e quatro creches. A coligação de Rosana, no entanto, explica que as propagandas eleitorais se basearam na lei federal nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 que trata das bases da educação nacional e define o que é educação escolar.

Consta do artigo 21 da lei, que a educação escolar envolve desde a educação infantil até à educação superior. “A educação escolar compõe-se de: I – a educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; II – educação superior”, diz a lei. Neste caso, a educação infantil, popularmente chamada e representada pelo termo “creche”, está inclusa na educação infantil e é considerada como unidade escolar em todo país.
 
“Aceitei o desafio para conhecer as sete escolas, mas ela não nos mostrou, demonstrando que falou inverdade para a população de Sinop a campanha inteira, não existe sete escolas construídas”, insistiu Roberto Dorner.
 
A lista apresentada por Rosana foi a seguinte:  Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Gerson Pires no bairro Gente Feliz, Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Tempo de Infância no bairro Daury Riva, Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vinícius de Moraes no bairro Adriano Leitão, Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no bairro Jardim das Oliveiras, escola José Reinaldo (EMEB) no bairro Menino Jesus, Centro Educacional Lindolfo José Trierweiller (EMEB) no Centro e escola Valmor Copatti (EMEB) na Gleba Mercedes, essa última construída pela Prefeitura Municipal e cedida para o Estado.
 
Rosana Martinelli por fim visitou as sete novas unidades educacionais construídas nos últimos oito anos. Ao longo de 28 programas eleitorais Rosana utilizou várias expressões se referindo às unidades educacionais construídas em Sinop. Em determinado programa foi citada a frase: “Foram construídas 7 novas unidades educacionais”. A candidata ainda citou “7 escolas e creches”, referindo-se ao total das unidades escolares. Em outro programa Rosana ainda citou “4 creches e 3 escolas”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet