Olhar Direto

Sexta-feira, 10 de maio de 2024

Notícias | Política MT

sucessão de maluf

Emanuel Pinheiro defende disputa pela Mesa Diretora e diz que isso fortalece o Legislativo

01 Jul 2016 - 18:10

Da Redação - Laíse Lucatelli / Da Reportagem Local - Jardel Arruda

Foto: Marcos Lopes/ALMT

Emanuel Pinheiro defende duas chapas na disputa pela Mesa Diretora

Emanuel Pinheiro defende duas chapas na disputa pela Mesa Diretora

O deputado estadual Emanuel Pinheiro (PMDB) defendeu a disputa pela presidência da Assembleia Legislativa. Segundo o parlamentar, que pretende ser candidato a presidente, ter duas chapas na eleição para a próxima Mesa Diretora, em setembro, fortalece o Poder Legislativo. Ele considera inviável, no entanto, a formação de três chapas.


Leia mais:
Possível apoio de Taques a Botelho pode ‘rachar’ base e oposição na disputa pela Mesa Diretora
 
“O falar é a alma do Poder Legislativo. A disputa é da natureza do Poder Legislativo. Se não houver o consenso, não vejo como anormal ter duas chapas disputando. Três eu acho mais difícil, porque tem que ter a maioria absoluta dos votos e aí teria que ter um segundo turno. Dificilmente se chega a três chapas. Nunca ocorreu. Mas ter duas chapas é salutar”, defendeu.

Atualmente, além de Pinheiro, se articulam para encabeçar chapas o atual presidente, Guilherme Maluf (PSDB), e o atual vice-presidente, Eduardo Botelho (PSB). Este último teria o apoio do governador Pedro Taques (PSDB), segundo fontes do Legislativo.  Apenas Pinheiro é candidato de oposição, tanto à atual Mesa quanto ao governo estadual.

Na avaliação do oposicionista, ter dois candidatos à presidência permite haver mais debate de propostas e posicionamentos dos deputados – daí viria o fortalecimento da Assembleia Legislativa.

“Com a disputa vão apresentar mais propostas, dar mais satisfação, se expor mais. Vai tornar mais transparente suas propostas, seu trabalho e o próprio Poder Legislativo. Quem ganha com isso é o poder e a sociedade. O Poder Legislativo precisa se fortalecer e o processo sucessório de alto nível com debate de ideias, propostas e posicionamentos engrandece o Legislativo. Não vejo nenhum problema em ter disputa para a sucessão do Guilherme Maluf”, disse.

Dos três grupos hoje na disputa, dois sofreram um baque nos últimos dias. A decisão do governador de apoiar Botelho provocou um “racha” tanto no grupo de Maluf, que pode perder aliados para Botelho, quanto no de Pinheiro. Oscar Bezerra (PSB) ameaça deixar o cargo de candidato a 1º secretário na chapa de oposição, sob a alegação de que Pinheiro foi desrespeitoso com os colegas ao dizer que teria havido troca de votos por emendas. O peemedebista, por sua vez, negou ter feito qualquer declaração nesse sentido, o observou que Bezerra pode estar procurando um motivo para rediscutir o grupo. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet