Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Operação Maravalha IV

Empresário é preso por fraudes em guias florestais e madeireira é multada em mais de meio milhão de reais

Foto: Reprodução

Empresário é preso por fraudes em guias florestais e madeireira é multada em mais de meio milhão de reais
Empresário madeireiro identificado como Maurício José Pinto foi preso durante fiscalização do Ibama e Polícia Rodoviária Federal na última sexta-feira (21), em Sinop (480 quilômetros de Cuiabá). Também houve aplicação de multa em mais de meio milhão de reais. 


Leia também:
Motorista de caminhão é socorrido em estado grave e quatro ficam feridos em colisão com carreta na BR-163

A ação faz parte da Operação Maravalha IV. De acordo com informações do Ibama, a prisão do empresário se deu após análise realizada no sistema de controle de produtos florestais (Sisflora).
 
A partir disso foram identificadas diversas guias florestais falsas emitidas pela empresa Casa da Madeira. O objetivo seria esquentar a madeira ilegal de outras empresas com vendas para fora de Mato Grosso.  
 
Após identificação das espécies de madeira no pátio do empreendimento, constatou saldo excedente de madeira virtual, que poderia ser utilizado para a emissão dos documentos ilegais. 


 
Diante dos fatos, o proprietário da empresa foi preso em flagrante por falsidade ideológica e crime ambiental. Além da prisão do dono, a empresa foi embargada e foram lavrados autos de infração, totalizando R$ 554.346,00 em multa.


 
Uma das empresas do autuado, a serraria Scaranaro-me já havia sido multada e embargada durante a Operação Maravalha III, em dezembro de 2021, mas liberada por decisão da justiça.
 
A ação faz parte da Operação Maravalha IV, deflagrada pelo Ibama no combate a fraudes no Sisflora que permitem a venda de madeira ilegal. Além do apoio da PRF, as ações contam com agentes da Força Nacional de Segurança Pública.
 
A operação teve início em 10 de outubro e já aplicou mais de R$ 32,8 milhões em multas, além de embargo de nove empreendimentos madeireiros por fraudes, apreensão e destinação de 310 m3 de madeira, além da prisão em flagrante de 3 madeireiros por fraudes no sistema de controle.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet