Olhar Direto

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Cidades

ÚNICA CHANCE DE CURA

Filho de fotógrafo cuiabano é diagnostico com doença similar à que matou o pai e precisa de doadores de medula e plaquetas

Foto: Reprodução

Filho de fotógrafo cuiabano é diagnostico com doença similar à que matou o pai e precisa de doadores de medula e plaquetas
Foi aos 42 anos que o fotógrafo e cantor cuiabano Gilson Santana faleceu em decorrência de leucemia. Trinta anos depois e na mesma idade do pai, o filho Pablo Martins Santana está internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Santa Rosa, em Cuiabá, com doença similar. O quadro dele é de Asplasia de Medula, uma doença rara em que ocorre a diminuição da produção das células sanguíneas e faz a medula parar de funcionar.


Leia também:
Prefeitura abre seletivo com 150 vagas e salários que chegam a R$ 7 mil

Pablo está sob cuidados paliativos e o transplante é a única chance de cura. Ao contrário do pai, que antes do transplante chegou a fazer a quimioterapia em busca da cura, no caso de Pablo a quimio não é uma indicação.

Segundo reportagem da jornalista Alecy Alves, do Diário de Cuiabá, o pai de Pablo, que na época trabalhava como repórter-fotográfico no mesmo jornal, foi diagnosticado com leucemia. Gilson Santana chegou a fazer transplante em um hospital de São Paulo. O doador foi um irmão, porém, ele faleceu meses depois.

Pai de Pablo faleceu de doença similiar aos 42 anos. 

No caso de Pablo, o irmão dele, Gilson Santana Júnior, explica que entre os familiares não há doadores compatíveis. Por isso, precisam buscar doador junto ao Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula (Redome). Até o momento ele não encontrou doador com compatibilidade entre os milhões de cadastrados no Brasil e iniciou uma campanha em busca de novos doadores.

DIAGNÓSTICO

Pablo apresentou os primeiros sintomas no dia 30 de outubro. Levou a mãe Maria Divina Santana para votar e no retorno a comunicou que iria buscar atendimento no Pronto Atendimento do Hospital Santa Rosa porque não estava se sentindo bem.

Desde então, não deixou a unidade hospitalar. Foi mantido em observação enquanto passava por exames e com o diagnóstico removido para a UTI. Os níveis de plaquetas que normalmente é de 150 a 400 mil em uma pessoa saudável, no caso dele despencaram a 6 mil.

À família, conta Gilson Júnior, os médicos disseram que as plaquetas baixas representam riscos de hemorragias em órgãos e paradas cardíacas.

MEDULA E PLAQUETA

A doação de plaqueta e medula devem ser feitas no MT-Hemocentro (Rua 13 de Junho, 1055 - Centro Sul, Cuiabá). 

AJUDA FINANCEIRA

A família de Pablo também precisa de ajuda financeira. Casado, eletricista de rede de alta tensão, ele é o único provedor da família.

A esposa, Jucineia, além das atividades do lar, cuida do filho do casal, Diogo, de 11 anos, portador de deficiência intelectual e motora(cadeirante).

Ajuda financeira pelo pix CPF 01791925154, da esposa de Pablo, Jucineia Nuns Costa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet