Olhar Direto

Domingo, 02 de junho de 2024

Notícias | Cidades

saúde pública

Garoto de 13 anos morre vítima de complicação de dengue hemorrágica

José Salviano ficou internado em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Contudo, hoje ele piorou e não resistiu às paradas cardíacas

Foto: Reprodução

Garoto de 13 anos morre vítima de complicação de dengue hemorrágica
O garoto José Salviano, de 13 anos, é mais uma vítima fatal da dengue hemorrágica em Mato Grosso. Ele morreu nesta segunda-feira, por volta das 8h, no Hospital Santo Antônio, em Sinop, depois de sofrer três paradas cardíacas.


Segundo a mãe do jovem, Cláudia Salviano, ele começou a ter fortes febres e reclamar de dores na sexta-feira (11). Ela o levou ao Pronto Atendimento do município. Conforme relatos dela, o médico que o examinou receitou paracetamol para controlar a febre.

Porém, no sábado, Salviano foi acometido por fortes dores no estômago. No domingo, o garoto piorou e precisou ser internado no Hospital Santo Antônio.

Sempre conforme os relatos da mãe, exames feitos ontem apontaram que um rim já havia ficado comprometido por causa da doença. Depois fora descoberto que um pulmão já estava cheio de sangue por causa da hemorragia.

José Salviano ficou internado em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Contudo, hoje ele piorou e não resistiu às paradas cardíacas. A certidão de óbito apontaria a causa da morte por complicações da dengue hemorrágica.

A mãe disse, ao repórter Célio Garcia, da TV Band Sinop, que ele era um menino ativo e interessado nos estudos. “O sonho dele era ser policial. Um dia ele me disse: mãe, se eu não for policial, quero ser advogado”, relatou Cláudia na reportagem.

Cláudia assegura que seu quintal está sempre limpo para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, mas que o filho pode ter sido picado em outros lugares da cidade, já que frequentava a escola e brincava com colegas nas redondezas.

O corpo do garoto foi encaminhado para um serviço funerário e o velório está marcado para iniciar às 16h, na casa da avó dele, que fica no Jardim Paulista I. O sepultamento será nesta terça-feira de manhã.

Índices da dengue:

Sinop é um dos municípios de Mato Grosso onde há os maiores índices da doença em 2012. Segundo nota da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES) divulgada em 26 de abril, entre 1º de janeiro até aquela data, a notificação de casos de dengue em todo o Estado era de 15.5 mil. Deste total, 68 foram notificados como casos graves de dengue. Até o dia 26 eram seis mortes, sendo três confirmados e três em investigação.

Cuiabá tem a notificação de 4.506 casos de dengue, sendo 19 de casos graves. Em Sinop a notificação é de 2.170 casos, sendo cinco casos graves. Em Várzea Grande a notificação é de 1.459 casos de dengue, sendo 17 de casos graves. Em Rondonópolis, a notificação é de 323 casos da doença.


Atualizada às 14h15
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet