Olhar Direto

Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Notícias | Agronegócios

NO TELES PIRES

Movimento Pró-porto busca implantação de um porto no Norte de Mato Grosso

Na oportunidade estarão presentes o coordenador geral de programas do Departamento de Programas de Transportes Aquaviários do Ministério dos Transportes, Edson de Oliveira Vianna Junior, e o superintendente de Navegação Interior da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Adalberto Tokarski.

Foto: Reprodução

Movimento Pró-porto busca implantação de um porto no Norte de Mato Grosso
Produtores rurais, lideranças sindicais do agronegócio, deputados, prefeitos, vereadores e moradores da região Norte de Mato Grosso debatem, na sexta-feira (27), em Alta Floresta (823 km de Cuiabá), a importância da construção de um porto no rio Teles Pires. O evento, denominado “Movimento Pró-porto”, será às 19h, no Rotary Clube.


A estrutura para embarque de soja, milho, madeira e outros produtos que sustentam a economia do Nortão seria construída no município de Apiacás, mais precisamente em Cachoeira Rasteira, por onde passará a hidrovia Teles Pires - Tapajós.

Na oportunidade estarão presentes o coordenador geral de programas do Departamento de Programas de Transportes Aquaviários do Ministério dos Transportes, Edson de Oliveira Vianna Junior, e o superintendente de Navegação Interior da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Adalberto Tokarski.

O coordenador-executivo do Movimento Pró-logística, Edeon Vaz, conduzirá os debates. Segundo Vaz, o evento visa discutir a importância da hidrovia para o escoamento da produção agropecuária de Mato Grosso.

“Esta hidrovia proporcionará uma redução significativa de frete para toda a região de Alta Floresta, Colíder, Apiacás, Sinop até Lucas do Rio Verde e Sorriso. Para isso, precisamos viabilizá-la no percurso de Itaituba, no Pará, até Cachoeira Rasteira, em Mato Grosso”, disse, por meio da assessoria.

O custo do escoamento da produção agrícola da região Norte do Estado ficará menor pela hidrovia. Atualmente, o preço do frete entre Sorriso (412 km de Cuiabá) até Paranaguá (PR) – por onde é exportada a produção – gira em torno de R$ 240 por tonelada, o que representa cerca de R$ 14.66 por saca de 60 quilos. Toda a soja é levada até o porto por meio de carretas.

Pela futura hidrovia, o custo para exportar a soja do Nortão mato-grossense vai diminuir praticamente pela metade, conforme explica Vaz. “O produtor economizará em torno de R$ 7,80 a R$ 8 por saca de soja. Este modal é o mais econômico. O poder público precisa compreender isso”, argumenta Vaz.

Também participarão do evento representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), entre outras entidades parceiras do Movimento Pró-Logística. (Com informações da assessoria)



Atualizada
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet