Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cidades

revolta

Pai de menina que morreu em UPA protesta e pede providências na Câmara Municipal

Foto: Reprodução

Pai de menina que morreu em UPA protesta e pede providências na Câmara Municipal
Lucas Pootz, pai de Manoella Tecchio protestou e pediu justiça pela morte da filha de apenas três anos, na Unidade de Pronto Atendimento de Sinop (480 km de Cuiabá). Ele esteve na sessão realizada nesta segunda-feira (13), na Câmara Municipal.


Leia também:
Criança de três anos morre após dar entrada em UPA com tosse seca: 'era uma menina saudável'

“Eu quero saber quem vai vir junto comigo. Quero afastamento urgente de todos os responsáveis pela morte da minha filha, todas as pessoas envolvidas, quero o afastamento urgente”, grita o pai.

Com cartaz em mãos escrito “sou pai, quero saber o que fizeram com a minha filha”, Lucas também pede ajuda dos que acompanham a sessão para lutar pela saúde da cidade.

A morte da pequena Manoella causou revolta na cidade dos sinopenses. Eles cobram funcionários qualificados e melhorias na estrutura das unidades.

Em entrevista à imprensa local, o pai contou que a filha estava com sintomas gripais e na segunda-feira (6) apresentou tosse seca. Neste momento, os pais resolveram levar a menina à UPA. “Chegando lá a médica examinou, pediu exame de sangue, urina, porém ela falou que não constou nada nele [exame]. Simplesmente ela deu uma medição como se fosse uma tosse alérgica para ela e a gente retornou para casa”, afirma.

Os pais, então, compraram medicamento para filha e iniciaram o tratamento domiciliar. “Porém, na terça-feira (7) não houve melhora. Até aquele momento não havia tido nenhum tipo de melhora para ela. Resolvemos voltar à UPA”, acrescenta.

Quando retornaram à UPA, a criança foi examinada novamente e na sequência passou por exame de Raio-X. “Quando fizeram o Raio-X o pulmão já estava completamente comprometido. Já não tinha o que fazer. De imediato eles disseram que iriam precisar de UTI Neonatal, porém Sinop não tem e eles iriam solicitar Sorriso, Lucas do Rio Verde ou Alta Floresta para poder levar ela”.

No entanto, nenhuma das cidades estava com leito disponível e os profissionais tentaram realizar um procedimento para salvar a criança ali mesmo. “A gente não sabe o que aconteceu e como foi feito, pois a gente não teve acesso e a gente não sabe se foi feito algum tipo de drenagem ou não. Simplesmente Manoella teve quatro paradas cardíacas e na quinta ela não resistiu e acabou falecendo”, lembra o pai. 

"Muito difícil acreditar, a gente está sem chão, pois Manoella era uma menina saudável. Não há palavras para descrever o quão especial Manoella era para a gente. A dor é imensurável e não existe sentimento maior que o amor que a gente sentia por ela”, lamentou o pai.  

Abalado, Lucas fez alerta aos pais que levam os filhos à UPA e ressaltou a importância de exigir exames para as crianças que apresentem sintomas parecidos. Lucas também cobrou UTI Neonatal na cidade. “Como querem que Sinop seja a capital do nortão se não existe UTI Neonatal, apoio para as famílias?”, questiona. 

A causa da morte apontada pela unidade médica seria choque séptico e pneumonia, segundo informou o pai.

Afastamento e sindicância

A Prefeitura de Sinop determinou, ao Instituto de Gestão de Políticas Públicas (IGPP), que faz a gestão da unidade, a abertura, imediata, de uma sindicância para apurar o atendimento e os protocolos adotados que envolveram a morte de Manoella.

A sindicância implica no afastamento das atividades profissionais da médica que atendeu a paciente. Para que a investigação dos fatos não seja afetada, a médica deverá permanecer afastada da instituição de saúde até que as investigações sejam concluídas. Com isso, a profissional, ficará impedida de acessar as instalações da UPA.

A secretária de Saúde, Daniela Galhardo, informou que toda suspeita precisa ser apurada. “Nós não podemos fazer julgamentos precipitados, mas precisamos apurar como foi realizado o atendimento. Por isso, determinamos a abertura da investigação, que culminou com o afastamento da profissional”.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet