Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Política MT

mobilidade urbana

PEC que regulamenta carreira de agentes de trânsito é aprovada no Senado e vai à promulgação)

Foto: Olhar Direto

Fiscais agora terão condições de organizar carreiras

Fiscais agora terão condições de organizar carreiras

Com as galerias repletas, o Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (28), por unanimidade, a PEC dos Agentes de Trânsito (PEC 77/2013) que reestrutura a carreira. De acordo com a Agência Senado, foram 58 votos favoráveis no primeiro turno e 60 em segundo turno, sem votos contrários nem abstenções. A matéria será promulgada em sessão do Congresso Nacional nos próximos dias.


O deputado federal Valtenir Pereira (PROS) comemorou a aprovação da matéria. Ele foi o presidente da Comissão Especial da Câmara que em 2013 analisou a proposta.

“Fizemos naquela ocasião o debate sobre a mobilidade urbana, que é um gargalo enorme nas esferas municipal, estadual e federal. No dia a dia as pessoas ficam mais tempo no trânsito do que em casa ou no trabalho e isso precisa mudar”, frisou Valtenir.

Leia mais
Comissão Especial da Câmara aprova regulamentação da carreira dos agentes de trânsito
Internautas flagram agentes de trânsito cometendo infrações pela cidade; Veja Fotos

De autoria do deputado Hugo Motta (PMDB-PB), a PEC inclui um parágrafo no artigo 144 da Constituição, que trata da estruturação do sistema de segurança pública. A proposta estabelece que a segurança viária compreende educação, engenharia e fiscalização de trânsito, com o objetivo de garantir ao cidadão o direito à mobilidade urbana eficiente.

O texto dá caráter constitucional à competência dos órgãos e agentes de trânsito, estruturados em carreira, no âmbito dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

De acordo com a justificação da proposta original, o Código de Trânsito Brasileiro transferiu para o município o dever de gerenciar o trânsito. No entanto, a transferência está condicionada à existência de capacitação, além da existência de Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari).

A proposta tem por finalidade, portanto, prever a existência de órgão apto a desempenhar essas funções, reduzindo, assim, os acidentes de trânsito. Na Câmara, o texto inicial, que abrangia somente os municípios, sofreu alteração para englobar estados e Distrito Federal.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet