Olhar Direto

Quarta-feira, 15 de maio de 2024

Notícias | Política MT

convenção da rede

Renato Santana critica modelo formal e convoca eleitorado cuiabano para debater a cidade sustentável

Foto: Ronaldo Pacheco / Olhar Direto

Renato Santana deseja que sociedade participe dos debates sobre

Renato Santana deseja que sociedade participe dos debates sobre

Debutando nas urnas, na disputa pela Prefeitura de Cuiabá, a Rede Sustentabilidade deseja que o eleitorado participe da discussão para construir uma cidade sustentável. “As pessoas desejam viver em uma cidade melhor, com qualidade de vida, e vamos fazer isso dialogando com diferentes setores da sociedade. A população não deseja eleger um simples gerente de folha de pagamento de servidores”, afirmou o professor Renato Santana, candidato a prefeito pela Rede, tendo como meta central construir um palanque para a ex-ministra Marina Silva, terceira colocada na disputa pela Presidência da República, em outubro de 2014.


Leia também:
Procurador Mauro oficializa candidatura com aposta de chegar no 2º turno, critica saúde e "administração midiática"
 
Embora Marina seja veterana, é a primeira vez que a Rede e Renato Santana vão enfrentar o chamado ‘ronco das urnas’, no pleito deste ano. Ele não aceita rótulos entre governista ou contrário ao estabelechiment. “A Rede não é oposição nem situação. É um partido de posição! Um partido com identidade contemporânea e que trás mensagem de esperança às pessoas”, endossou ele, ao lado turismólogo William Silva, candidato a vice-prefeito, durante a convenção que homologou as candidaturas do partido de Marina Silva.

Leia Mais:
- Procurador Mauro oficializa candidatura com aposta de chegar no 2º turno, critica saúde e "administração midiática"
 
- Rede Sustentabilidade fomenta debate sobre controle social na gestão em Cuiabá

Justamente por causa da jovialidade da Rede, com menos de um ano de fundação, Renato Santana está conversando com os demais pré-candidatos a prefeito para que permitam sua presença nos debates promovidos pela emissoras de rádio e TV. Existem pelo menos 13 debates pré-agendados, sendo que, em tese, o candidato da Rede está fora dos três principais: Centro América (Globo), Record (Gazeta) e Resumo do Dia (TV Rondon – SBT).
 
Depois de projetar 19 candidaturas à Câmara de Cuiabá, a Rede conseguiu homologar três: Felipe Corrêa, Gisele Barbosa e Luciano da Rede.
 
“Como resolver os problemas de Cuiabá? Simples: dialogando com os setores da sociedade. Hoje em dia apenas 70% das pessoas ainda vão votar. E outros  30% lamentavelmente nem vão às urnas. A cidade vai completar 300 anos de fundação e não está preparada para a quantidade de idosos que vai ter, dentro de 10 ou 20 anos”, ponderou Renato, para a reportagem do Olhar Direto.
 
O candidato da Rede argumentou que a mobilidade urbana, notadamente o trânsito, está no bojo da raiz dos problemas. Ele lembrou que, em 2000, existiam  125 mil veículos em Cuiabá; e atualmente são mais de 400 mil,  segundo registros do Departamento etaduadl de Trânsito (Detran-MT).
 
“Isso desdobra em mais gastos com saúde e segurança. Porque, se excluirmos  os menores de 18 anos que não têm CNH, dá quase um carro por adulto. Isso é muita coisa! Temos praticamente um veículo para cada habitante, o que tem conseqüência direta no custo do município”, completou Renato Santana.
 
Os porta vozes da Rede Sustentabilidade, Eron Cabral e Wellen Cândido Lopes, admitem que ainda há discussão, nos bastidores, para firmar ou não coligações, mas não revelam com quais partidos estão dialogando.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet