Olhar Direto

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Cidades

exame nacional

Unic tem movimentação intensa de candidatos no primeiro dia de Enem; 57 mil pessoas em MT

13 Nov 2022 - 12:10

Da Redação - Fabiana Mendes / Da Reportagem Local - Ulisses Lalio

Foto: Ulisses Lalio / Olhar Direto

Unic tem movimentação intensa de candidatos no primeiro dia de Enem; 57 mil pessoas em MT
Mais de 57 mil pessoas realizam prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Mato Grosso. Neste domingo (13), os candidatos farão, além das provas objetivas de linguagens e ciências humanas, a única prova subjetiva da avaliação, a redação. Na Universidade de Cuiabá (Unic), houve grande movimentação minutos antes do fechamento dos portões.


Leia também:
Enem 2022 começa a ser aplicado nas modalidades impressa e digital

Os portões fecham ao meio-dia e como em todo ano, houve os atrasados do Enem. Reportagem do Olhar Direto registrou a entrada dos dois últimos candidatos. Aqueles que não iriam realizar a prova gritavam do lado de fora da Universidade, na torcida para quem corria para não perder o exame.

Ao ver o portão fechando, um casal se jogou no chão e se arrastou para entrar. Uma mulher, inclusive, estava com capacete na cabeça. A torcida comemorou como se fosse gol em uma partida de futebol. Veja vídeo abaixo:

   

O Enem é a principal forma de ingresso no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Lívia Miranda e mais duas amigas, todas com 15 anos, realizam a prova como treineiras. A expectativa da estudante do primeiro ano do ensino médio do colégio Master é pontuar mais do que na edição 2021. “Espero que consiga acertar mais do que no ano passado”. 

Estudante do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Marcelo Augusto, 18 anos, relatou ter muita expectativa com relação ao exame. “Estudei bastante para conseguir uma nota boa para tentar entrar em uma faculdade boa”, disse o jovem, que se sentiu prejudicado por conta da pandemia.  “Tive que recuperar bastante nesse último ano, tiver que ralar bastante para recuperar”, pontuou ele, minutos antes de iniciar a prova na Universidade de Cuiabá (Unic).

Ana Maria, 20 anos, estudante da Uniasselvi, espera ingressar em uma universidade logo na primeira chamada. “Em comparação aos outros Enem, a minha expectativa está maior. A [pandemia] não me atrapalhou muito, depende da pessoa, se ela quer estudar, ela consegue em qualquer lugar”, acrescentou ela.

Para passar tranquilidade aos alunos, o professor Ricardo Monteiro do Salesiano São Gonçalo, esteve em frente a Unic. Segundo ele, o período da pandemia foi difícil “mas com muita dedicação e sofrimento”, conta. “Agora chegamos a esse ponto de chegar no momento da vida dos nossos alunos para eles poderem fazer um novo futuro e só com muito trabalho eles conseguem e esse trabalho foi muito bem feito nesse ano”.

A intensa movimentação de alunos também é uma oportunidade para os vendedores ambulantes. Foi o caso de João Pereira Pinto, que há oito anos vende água, refrigerante, doce e canetas em frente dos locais de prova. “Tá bem movimentando e ano que vem estamos de novo por aí”, disse.

Carlos Matheus também viu a oportunidade de uma renda extra. “Está dando para vender, acho que já vendemos mais da metade. Caneta não está saindo tanto, o pessoal tá vindo preparado, é mais água e refrigerante”, afirma o vendedor que chegou as 9h.
 
 Primeiro dia de prova

No primeiro dia do Enem, os candidatos farão, além das provas objetivas de linguagens e ciências humanas, a única prova subjetiva da avaliação, a redação. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. Não é permitido entrar após o fechamento dos portões. As provas começam a ser aplicadas às 13h30 e terminam às 19h. O horário é o de Brasília.

No próximo domingo (21), os participantes fazem as provas de matemática e ciências da natureza.

O exame seleciona estudantes para vagas do ensino superior públicas, pelo Sisu, para bolsas em instituições privadas, pelo Prouni, e serve de parâmetro para o Fies. Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet