Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Geral

50ª Expoagro

Hipismo: modalidade que pode ser praticada como esporte ou terapia

Foto: Vanessa Alves/Olhar Direto_AgroOlhar

Hipismo, modalidade que pode ser praticado como esporte ou terapia com cavalos

Hipismo, modalidade que pode ser praticado como esporte ou terapia com cavalos

Hipismo, um esporte que exige persistência, coragem e confiança no animal. Praticado em cima de um cavalo, este esporte muitas vezes é indicado para tratamentos de saúde como terapia e fisioterapias em crianças e adultos. Em Cuiabá existem várias escolas de hipismo, sendo uma delas dentro do Parque de Exposição Senador Jonas Pinheiro e que nesta semana participou de uma competição durante a 50ª Expoagro.


A Sociedade Hípica Cuiabana, que funciona na Parque de Exposição, ensina à crianças a partir dos dois anos de idade o hipismo como esporte e até mesmo como equoterapia. O animal é da própria instituição e o aluno paga somente mensalidade. As aulas vão de uma a duas horas e meia de treinamento ou tratamento.

Leia também
Delicadeza e beleza incomparável são características do cavalo Árabe; Animais estão expostos na 50ª Expoagro

No último final de semana, a 50ª Expoagro sediou uma competição do hipismo na arena do parque de exposição. Segundo o coordenador do evento e professor de uma das Escolas de Híspismo de Cuiabá, Caio Paes de Barros, participaram cerca de 80 atletas de três escolas de híspismo no sábado (02) e no domingo (03) de diferente categorias. Atletas entre dois e 50 anos participaram das provas e disputaram medalhas em primeiro, segundo e terceiro lugar em melhor salto e desempenho na pista.

As escolas participantes foram Tim Brother, Rancho Dourado e Sociedade Hípica Cuiabana. Yago, de 15 anos, que representava a Sociedade Hípica Cuiabana disputou a categoria juvenil e ganhou o primeiro lugar no primeiro dia de competição. Para ele, para seguir nesse esporte é preciso ter muita confiança no cavalo, persistência. O adolescente diz gostar de cavalos desde criança, mas somente com 12 anos começou a praticar o esporte e pretende seguir.

Hipismo em competição

O hipismo é praticado em olimpíadas e possui três modalidades distintas, de acordo com a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), que são elas: o Dressage ou Adestramento onde o cavalo e cavaleiro devem realizar uma série de movimentos específicos, conhecidos como ‘figuras’, de diferentes graus de dificuldades.

O salto, que é a modalidade mais conhecida neste esporte, onde sua prova consiste na realização de um percurso de obstáculos em uma pista que mede entre 700 e 900 metros, a altura dos obstáculos varia entre os 0,40 e 1,65 metros, dependendo da categoria dos cavaleiros.

E o Concurso Completo de Equitação (CCE) que é uma combinação de modalidades de dressage ou adestramento, saltos e provas de fundo. As principais faltas que o atleta não pode cometer são: derrubar ou desviar de um obstáculo, recuar antes de dar um salto, ultrapassar o tempo designados pelos juízes, cair do cavalo.                                                                                                                                                                                                                Yago, 15 anos, 1º lugar da prova de Hípismo na 50ª Expoagro                                                                                                                                          (Foto: Vanessa Alves/Olhar Direto_AgroOlhar)

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet