Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Geral

Estudantes em Mato Grosso conhecem sistema de análises de solo da Empaer

Pelo menos 35 estudantes de agronomia tiveram uma aula prática no laboratório de solos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em Várzea Grande, na última semana. O grupo conheceu a capacidade de trabalho do laboratório, que realiza em média 50 amostras de solo por dia.


A professora Fabiana Rocha, que leciona Química Analítica na instituição de ensino, solicitou a aula e a visita técnica para exemplificar como são feitas as análises de solo de forma convencional e com aparelhos de absorção atômica. Pela terceira vez no laboratório, ressalta que as aulas ficam dinâmicas e os alunos conhecem as metodologias usadas para as análises químicas.

A aluna do terceiro semestre, Gislaine Carrara, ficou surpresa com o tamanho e a capacidade de trabalho do laboratório, que realiza em média 50 amostras de solo por dia. Fernando Aued aprendeu que a coleta de amostras de solo é um pouco complicado, “tem que fazer certo desde a retirada da terra para não ter conseqüências desastrosas com a produção”. Antonio Patric Queiroz, destacou que “fica mais fácil verificar na prática o que aprendeu com a teoria".

Os alunos também conheceram a rotina desenvolvida pelo órgão governamental e, segundo o coordenador dos Núcleos de Laboratórios da Empaer, José Alcântara Filgueira, eles puderam acompanhar de perto os processos de análises de solo, leitura de macro/micronutrientes, metais pesados para determinar a contaminação do solo, rios, meio ambiente.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet