Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Fim da moratória

GTS irá desenvolver nova agenda de trabalho em prol da sustentabilidade da soja na Amazônia

05 Fev 2014 - 10:15

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Foto: Reprodução

GTS irá desenvolver nova agenda de trabalho em prol da sustentabilidade da soja na Amazônia
Após decidir pelo fim definitivo da moratória da soja em regiões pertencentes ao bioma Amazônia em dezembro de 2014, o Grupo de Trabalho da Soja (GTS) já planeja a formulação de um novo programa em prol da sustentabilidade da produção amazônica.


A moratória havia sido estabelecida em 2006 e suspendia a compra de soja que fosse produzida em áreas desmatadas no bioma Amazônia.

O programa entrará em vigor logo após o fim da moratória e sua agenda de trabalhos terá participação – além dos participantes do GTS - entidades representativas dos produtores de soja e dos consumidores, segundo informa a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), entidade propositora da nova agenda.

Leia também:
GTS suspende moratória da soja a partir de dezembro deste ano; Aprosoja comemora decisão

A ideia é que o novo programa tenha como missão contribuir para que o sojicultor esteja em conformidade com o novo Código Florestal Brasileiro e, desta forma, concilie a produção de alimentos com a conservação ambiental. A ênfase dos trabalhos será no incentivo e apoio aos sojicultores para fazerem o Cadastro Ambiental Rural (CAR) nos órgãos ambientais.

“O CAR é a ferramenta mais avançada para definição do uso e ocupação do solo da fazenda, pois separa as áreas de conservação ambiental das de produção e permite que os proprietários alcancem a almejada segurança jurídica”, divulgou a Abiove.

O Grupo de Trabalho da Soja (GTS) é constituído pelo setor privado (ABIOVE e ANEC), pelas empresas associadas (ADM, Algar Agro, Amaggi, Baldo, Bunge, Cargill, Fiagril, Imcopa, Louis Dreyfus, Noble Group, Óleos Menu, Santarosa), pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelas ONGs (Amigos da Terra, Conservação Internacional Brasil, Greenpeace, Imaflora, Ipam, STTR de Santarém, The Nature Conservancy e WWF-Brasil).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet