Olhar Agro & Negócios

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

periodo de seca

Prefeitura intensifica campanha educativa para diminuir focos de queimada em MT

No mês de julho, a Procuradoria de Justiça Especializada em Defesa Ambiental e Ordem Urbanística formulou projeto onde poderia implantar um sistema de monitoramento dos focos de queimadas em tempo real durante o período iniciado no dia 15 de julho, e que termina no dia 15 de setembro.

Foto: Reprodução

Prefeitura intensifica campanha educativa contra queimadas para diminuir focos em MT

Prefeitura intensifica campanha educativa contra queimadas para diminuir focos em MT

Por conta dos aumentos dos focos de queimadas no período de seca em Mato Grosso, a prefeitura de Diamantino (201 km de Cuiabá) por Meio da Secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, intensificou a campanha educativa de combate às queimadas. Os trabalhos em escolas e bairros serão mais constantes e a conscientização da população ocorrerá com a distribuição de faixas e placas informativas em pontos da cidade.


Segundo a secretária titular de Meio Ambiente no município, Poliane Marcondes, o trabalho realizado nos bairros e nas escolas é permanente.

Leia mais
Técnicos da União vem a Cuiabá para discutir combate às queimadas e desmatamento
Período de queimadas inicia com registro de mais de 4 mil focos de incêndio nesse primeiro semestre

No mês de julho, a Procuradoria de Justiça Especializada em Defesa Ambiental e Ordem Urbanística formulou projeto onde poderia implantar um sistema de monitoramento dos focos de queimadas em tempo real durante o período iniciado no dia 15 de julho, e que termina no dia 15 de setembro.

O projeto irá monitorar os focos de incêndio em todo o Estado, fazendo contagens e lançando-os em um mapa publicado diariamente na página do Ministério Público Estadual. Neste ano, somente nos seis primeiro meses, foram detectados mais de 4 mil focos de calor em Mato Grosso, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Segundo a Lei Federal nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1998, é proibido fazer queimadas, pois a prática causa danos à saúde humana e provoca a mortalidade de animais e destruição significativa da flora. A pena é de um a 4 anos de prisão e pagamentos de multa.

Leia mais notícia do Agro Olhar
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet