Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

Ano de 2013 será muito promissor para ovinocaprinocultura

O ano de 2013 poderá ser muito promissor para a ovinocaprinocultura da Bahia. Para que isso aconteça, uma missão composta por 21 membros, representantes do governo da Bahia através das secretarias de Agricultura (Seagri/Adab), de Desenvolvimento Regional (Sedir/Car) e do Sebrae, e por empresários do setor privado dos setores da ovinocaprinocultura, indústria do leite, uvas e vinhos e Câmara Portuguesa de Comercio da Bahia, (que custearam suas próprias despesas), está na Europa, buscando novos investimentos para esses segmentos.

E os primeiros resultados entusiasmam. Depois de uma semana de visitas e reuniões, durante as quais o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, e o superintendente de Atração de Negócios da Seagri, Jairo Vaz, apresentaram as oportunidades e vantagens de investir na Bahia, duas das mais famosas queijarias de Portugal e Espanha mostraram interesse de conhecer a ovinocaprinocultura baiana e agendaram visitas ao Estado.

O proprietário da bicentenária Casa Matias, produtora dos excelentes queijos da Serra da Estrela, José Matias, confirmou que virá à Bahia, nos dias 1 a 3 de dezembro. Em janeiro do próximo ano, o empresário espanhol Santiago Pajuelo, proprietário da empresa Pastoralia, com a denominação origem (DO), La Torta Del Casar, uma das empresas produtoras de queijo mais premiadas na Espanha, vai desembarcar em Salvador para, assim como o português José Matias, visitar as regiões produtoras de ovinos e caprinos e conhecer a indústria baiana de queijos.

O objetivo é fazer diagnósticos das diversas regiões produtoras e avaliar parcerias com laticínios e produtores baianos para produzir queijos amanteigados semelhantes aos feitos em Portugal e Espanha. A Casa Matias é uma das empresas mais famosas na produção de queijos amanteigados do mundo, localizada em Portugal na Serra da Estrela.

Outra possibilidade de visita à Bahia é dos gestores da Cooperativa dos Produtores de Queijos da Beira Baixa, de Portugal, ainda sem data definida. Também com denominação de origem (DO), o queijo produzido em Beira Baixa, uma região abaixo de Alentejo e acima da Serra da Estrela, é certificado desde 1993. A cooperativa, também visitada pela delegação baiana, recebeu o prêmio de melhor queijo de ovelha do mundo, verdadeira medalha de ouro, no concurso realizado na Inglaterra nos dois últimos anos, concorrendo com 2.500 queijos do mundo inteiro
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet