Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Opinião

A escolha de Abicalil

A presença do Deputado Carlos Abicalil no Grupo de Parlamentares mais influentes do Congresso Nacional representa uma conquista do povo mato-grossense, povo este, que o consagrou nas urnas como o deputado federal mais votado da história de Mato Grosso por duas vezes, com mais de 128 mil votos. É, portanto, uma homenagem ao eleitorado de Mato Grosso, que procura a todo instante, representantes com uma vida comprovada de honra, dignidade e espírito público.

De acordo com o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), a ascensão de Abicalil, é fruto do debate intenso sobre quase todos os assuntos no Congresso Nacional. A sua ação fortalece a tese da carreira do bom político que luta, a todo instante, contra a falta de dignidade nos governos administrados por medíocres. É contra essa mediocridade, a miséria e a fome, e na luta por uma educação de qualidade em todos os níveis que ele se notabilizou. Para o Estadista Ateniense Péricles (495-429 A.C) “Entre nós não há vergonha na pobreza, mas a maior vergonha é não fazer o possível para evitá-la”.
Com suas qualidades de orador e sua sensatez, Abicalil desenhou no Parlamento o retrato da dedicação e do entendimento. É um amante da paz, do diálogo e da não agressão. Para Mohandas Gandhi, político e humanista hindu, arquiteto da libertação da Índia do domínio inglês, acusado de sedição (Província de Uttar Pradesh, 1922) “a não-violência é o primeiro artigo da minha fé. E é o último artigo da minha fé”.

Desde cedo, ele foi um entusiasta da cultura, do estudo, da pesquisa e do pensamento. Foi atraído pelos grandes debates filosóficos. Por isso preferiu estudar Filosofia, Sociologia e ser Historiador. Concluiu a pós-graduação em História Contemporânea na Universidade de Brasília (UnB). É detentor do Título de Mestre em Educação e Gestão de Políticas Públicas. Foi Presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e atualmente, é Vice-Líder do Governo no Congresso Nacional. A sua formação serve para revelar para as gerações mais novas que a política nem sempre é uma ação perversa, mas que ela deve ser a grande alternativa para a consolidação do sistema democrático. Como disse Tancredo Neves, “Não há Pátria onde falta democracia. A Pátria não é a mera organização dos homens em Estados, mas sentimento e consciência, em cada um deles, de que pertencem ao corpo e ao espírito da Nação..A Pátria é escolha, feita na razão e na liberdade”.

O perfil do Deputado Abicalil, que em boa hora foi o escolhido pelo Partido dos Trabalhadores para ser o candidato ao Senado Federal, transcende a dimensão de um parlamentar comum. O seu orgulho é pertencer a um povo que tem coragem, que sabe afastar o medo e não aceita acolher o ódio. O seu trabalho nas Comissões, as suas palestras, os seus discursos desnudam, par e passo, toda a sua riquíssima personalidade. Um representante mato-grossense, que ocupou espaços políticos com o seu valor. Soube como raros abrir, para o seu eleitorado, espaços de futuro.
A luta de Abicalil se destaca em de um Parlamento eivado de vícios, paralisado pela mais profunda e contagiante desesperança. Talvez seja esta uma das mais consistentes facetas do trabalho desse Parlamentar de muitos méritos: dar o relevo necessário aos assuntos tratados, abordar com profundidade projetos, ter fidelidade partidária, respeitar a coisa pública, sem diminuir ou menosprezar o personagem que o ataca.

Enfim, eu vejo as atitudes de Abicalil como a grandeza e a humildade de um tribuno como Cícero, ao afirmar que “Aquila Non Capite Musca” (Águia não captura moscas).

VICENTE VUOLO É CUIABANO, ECONOMISTA FORMADO PELA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, 2 LIVROS PUBLICADOS, EX-VEREADOR EM CUIABÁ.
EMAIL: vvuolo@senado.gov.br

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet