Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Opinião

Desconstruindo

Muitas de nós fomos criadas em lares machistas e aprendemos a reproduzir frases que ouvíamos desde a infância. Isso é totalmente normal, ninguém nasce desconstruída e sabendo de tudo. Tornar-se feminista exige um passo de cada vez e em várias ocasiões vamos nos pegar errando e ainda replicando comentários que não gostaríamos mais de fazer.

A leitura, o diálogo, a percepção de como passaremos a enxergar outras mulheres é importante para a mudança. Não somos rivais, somos parceiras. Nós sabemos como é difícil estar na TPM, nós sabemos que usar salto alto por muito tempo dói nossos pés, nós sabemos que cólica é o fim do mundo. Só nós sabemos e só nós podemos ajudar umas as outras.

Ninguém vai sentir tanto o que você sente quanto outra mulher. “Não tenho roupa para sair”; “não gostei do meu cabelo hoje”; “não estou a fim de usar maquiagem”. É totalmente comum e está tudo bem se sentir assim em alguns dias, mesmo porque vá sem maquiagem se não quiser usar, vá de tênis se não está com vontade de colocar salto, vá ser feliz do jeito que te deixa mais livre.

Você não é obrigada a buscar coisas que não deseja só porque a sociedade ditou assim algum dia. E também não é legal determinar regras para outras mulheres pelo simples fato dela ser diferente de você. Apoie a colega que está do seu lado, diga o quanto ela é capaz e talentosa no que faz. Fale como ela é maravilhosa em estar criando o filho sozinha, o quanto ela é forte em ter separado de alguém que só a deixava mal, enalteça a tamanha sabedoria que ela tem na vida.

Precisamos nos juntar mais, entender que mais forte do que sozinhas, somos todas nós umas pelas outras. Parar de reproduzir concorrências femininas que nos são impostas há tantos anos e que só enfraquecem a nossa luta.

Quanta mulher guerreira você não conhece e quantas você ainda não reconheceu? Porque todas nós somos. Não desmereça nenhuma que se encontra num momento sensível ou precisando da sua ajuda porque alguém disse que ela seja isso ou aquilo. Basta de tirar conclusões precipitadas sobre outras mulheres, pratique o feminismo, esteja do lado daquela que é como você.

Não é fácil deixar para trás pensamentos de toda uma vida movida pelo machismo, mas acredite em mim, é muito mais difícil se calar e morrer nas mãos da violência enraizada pelo simples fato de termos nascido mulher.
 

Michelle Leite de Barros é Advogada em Cuiabá-MT.
                       
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet