Olhar Direto

Sexta-feira, 10 de maio de 2024

Opinião

Razões para diminuir a dependência de remédios para ansiedade, depressão e insônia – Leia isto!

Estamos vivendo o século com os maiores índices de transtornos mentais do planeta. As chamadas doenças da mente, entre elas, a insônia, a síndrome do pensamento acelerado (esta não é considerada um transtorno, mas já afeta centenas de pessoas no mundo), as diferentes formas de ansiedade (TAG, TOC, fobias, transtorno do pânico), as diferentes formas de depressão e a insônia.

Um grande grupo de pessoas, ao invés de transformar suas mentes em terrenos férteis, como se fosse um grande jardim verde de pensamentos positivos e fortalecedores, transformaram suas mentes em terras áridas, inférteis, cheias de pensamentos negativos e enfraquecedores. Deixaram de ser autores da sua própria história, marinheiros da sua própria embarcação, para serem coadjuvantes de suas vidas.

Hoje sabemos que, a grande “virada de chave” na vida do paciente, é, do mesmo se autorresponsabilizar pelas suas ações que vão gerar mudanças, dessa forma, a saúde emocional tem mais a ver com decisão de cura, de autotransformação, de ressignificação de crenças e padrões negativos, e a saída do “eu passivo” para o “eu ativo” que deseja mudanças.

Sem generalizar, sabemos que inúmeras pessoas fazem o uso das drogas químicas, pois seguem orientação e prescrição e necessitam realmente de fazer o uso, como, os casos acentuados de depressão e de inclinações ao suicídio, e, exceto estes casos, por que muitas pessoas optam pelos remédios do que outras intervenções terapêuticas? Pela facilidade que os remédios trazem, é muito fácil ingerir um comprimido e logo em seguida sentir os benefícios da sua ação! Mas, se atalhos fossem bons, se chamariam caminhos!

Assim, sobre o uso contínuo de remédios, como sabemos, os remédios causam diversas reações no organismo humano, chamado de efeitos colaterais. Estes, vão desde a dependência (uso continuado pelo resto da vida), passando pela irritabilidade, desencadeando quadros de ansiedade, até chagando pela alteração do apetite e do sono. Os casos mais comuns, as pessoas perdem a rotina normal de sono, demorando muito a dormir em alguns casos, até, a perda de sono por total. No caso da alteração do apetite, no geral, as pessoas que fazem uso contínuo de medicações, acabam ganhando peso.

A boa notícia é que, para os tratamentos de ansiedade, depressão e insônia, existem diversos tratamentos a disposição e não necessariamente, o paciente, precisa tomar exclusivamente remédios. Em alguns casos, quando a medicação é necessária, os remédios poderão fazer parte do tratamento, mas, com doses diminuídas e em algumas situações (remissão gradativa da psicopatologia), poderão até reduzirem totalmente. Tudo dependerá da avaliação multidisciplinar entre psicoterapeuta e psiquiatra.

No tratamento da ansiedade, em contraposição as drogas, inúmeras alternativas podem ser utilizadas, podemos destacar como técnicas de respiração, atividades aeróbicas, técnica de Mindfulness (atenção plena), práticas de yoga e pilates. Para o tratamento da depressão, várias alternativas pode-se destacar como a estimulação magnética transcraniana, alimentação anti depressiva, técnicas de desafio de pensamentos negativos e suicidas (TCC). Para o caso da insônia, inúmeros posicionamentos simples e efetivos podem ser descritos como, horários e rituais antes do sono, práticas de alimentação e atividades físicas.

As técnicas de psicoterapia são indicadas para todos os tratamentos dos quadros acima (ansiedade, depressão e insônia), pois, utiliza de várias abordagens de intervenção da psique humana, com técnicas que vão trazer alívio de forma mais rápida que as terapias convencionais. E acima de tudo, tendo a possibilidade de reduzir a sua medicação.

A psicoterapia vai te ajudar a transformar a dor em prazer, ajudará a trabalhar as crenças limitantes, a ressignificar traumas e bloqueios emocionais, deixará mais disposta e apta para encarar os desafios da vida, mais tranqüila, leve e relaxada. A psicoterapia vai te proporcionar energia e disposição para a vida, melhorando seus pensamentos negativos para positivos, darão uma nova visão sobre a sua vida e seus relacionamentos. Que saber mais sobre esse tema? Marque uma consulta que estarei a disposição para te ajudar!


Dárcio Borges é Psicoterapeuta “Minha missão é ajudar mulheres a resolverem seus bloqueios emocionais com uma hora de Terapia por semana” Agende sua consulta!
Contatos: drdarcioborges@gmail.com https://www.drdarcioborges.com/ Instagram:  @drdarciocborges Facebook: https://www.facebook.com/drdarcioborges/ Celular: (65) 99357-8334


 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet