Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Opinião

Servidores públicos na linha de frente no combate ao coronavírus

SERVIDORES HERÓIS 

A pandemia da COVID-19 é uma triste realidade no mundo inteiro e em Mato Grosso está ceifando vidas e muitas delas são colegas servidores que estão combatendo no campo de batalha salvando outras seus semelhantes. 

Enquanto a maior parte da população deve respeitar as recomendações de isolamento social para evitar a disseminação do Coronavírus, os servidores públicos precisam seguir trabalhando para que possamos vencer essa batalha e, ao mesmo tempo, permitir que a população ainda tenha acesso a serviços essenciais para o dia a dia.

É por isso que entre os servidores estão profissionais que correm maior risco de contaminação, como as trabalhadores da Saúde pública (enfermeiros e médicos, por exemplo), da Segurança Pública e Administração Penitenciária (bombeiros, peritos, policiais civis, militares e penais, e técnicos penitenciários), e muitos outros: todos estão diariamente expostos aos perigos do Coronavírus.

Além disso, servidores do Judiciário, da Agricultura e Abastecimento, Instituto de Defesa Agropecuária(Indea-MT),engenheiros e profissionais de diversas outras carreiras seguem trabalhando para que o Estado continue funcionando e cuidando da população.

Todos esses segmentos sofreram tristes baixas e não puderem se despedir dignamente dos colegas heróis que dedicaram toda uma vida a SERVIR A DOR de alguém. 

E na contramão de tudo isso que estamos sofrendo vivermos também um outro fato lamentável nesse momento de angústia, de dor, de despedida das pessoas as quais amamos,  é que ainda, como servidor termos de lutar para que nossos direitos conquistados historicamente  através de muita luta estarem sendo retirados em reuniões on-line num passe de mágica onde a moeda de troca são espaço no governo e emendas parlamentares. 

Com a difusão de informações através da internet e redes sociais é impossível nossos representantes políticos fazer algo escondido ou simplesmente jogar para a platéia tentando camuflar informações que irão afetar a vida de centenas de milhares de servidores públicos sob a enxurrada de notícias da Covid. 

Vimos por estes dias a elevação da alíquota previdência subir de 11% para 14% atingindo em cheio os servidores mas ainda os aposentados que contribuíram toda uma vida em bem servir o Estado e agora terão de contar cada centavo gastos principalmente em meio a pandemia do coronavírus com remédios, plano de saúde, família,etc. 

O governo já confiscou parte do seu salário com o aumento da alíquota de 11% para 14%, propôs aumentar a idade para aposentar, não apresentou nenhuma regra de transição, e deu tratamento diferenciado entre as categorias.

Tudo isso a toque de caixa em plena PANDEMIA! 

Lutamos pelas emendas do pedágio de 50%. Lutamos pelo cálculo de 80% das maiores remunerações. A sociedade Mato-Grossense desconhece a realidade da maioria dos servidores públicos estaduais do executivo que estão há três anos sem a Revisão Geral Anual (RGA), reajuste para recuperar o índice da inflação, a falta dessa recomposição afeta no poder de compra dos servidores. Enquanto isso o governo destrói o pouco que resta das conquistas históricas das relações individuais e coletivas do trabalho, impactando assim direta e profundamente a subsistência dos trabalhadores e de suas famílias e isso afeta fatalmente também pelo efeito dominó o comércio local pois 80% do subsídio dos servidores ficam aqui em Mato Grosso fazendo girar a máquina. E todos sabemos o quanto o comércio está sendo afetado pela quantidade de decretos de abre e fecha nesses últimos três meses. Deveriam serem aliados dos seus clientes fiéis: Os servidores públicos. 

A resposta de tudo isso que vivenciamos certamente se refletirá nas urnas em uma eleição atípica onde o cidadão já desanimado com a classe política, sofrendo as agruras rondando do desemprego, da perda do poder de compra, da triste separação dos familiares queridos terem de ir votar em um candidato que no pior momento votou a favor de medidas que impactaram negativamente sua vida e dos familiares. 

A categoria está se doando ao máximo neste período de enfrentamento, servidores de vários segmentos se desdobrando para atravessarmos a pandemia com vida nos plantões intermináveis em hospitais ou na rua, mantendo os serviços essenciais funcionando para que o cidadão sofra o quanto menos. 

Que os políticos saibam que a dignidade de BEM SERVIR não tem preço. 




"Os servidores estão salvando vidas mas também são vítimas dessa doença maldita." 




Sem os servidores, a população ficaria desamparada. Valorize o serviço público! 



Max Campos é Servidor Público Estadual.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet