Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Opinião

Émilie du Châtelet: para além de Voltaire.

A França de 1706, passava pelo embrião do iluminismo. Pensamentos voltados para a razão descerrava as cortinas para um novo tempo! Mesmo com as premissas do pensamento intelectual e científico, este não era um período em que as mulheres ou grande parte delas interessavam-se por áreas de conhecimento como a física e temas filosóficos ou matemáticos. A vida feminina de mulheres mais abastadas passava-se em torno das frivolidades, da família e da maternidade. Neste cenário é que nasce Gabrielle Émilie Le Tonnelier de Breteuil, ao contrário de muitas outras, ela fora educada de maneira que aos doze anos já falava seis idiomas, interessava-se pelo mundo dos cálculos e desejava conhecê-lo cada vez mais. Claro que por ser mulher no século XVIII seu futuro não fugiu à regra. Casou-se por arranjo aos 18 anos, tornando-se Marquesa Du Châtelet, teve três filhos de seu marido e um quarto (ilegítimo) dedicando os primeiros anos de casamento a família e as coisas da corte.

O casamento de Émilie a proporcionou meses de solidão, a ausência do marido foi aproveitada por ela para se dedicar aos estudos. Era prática comum na corte francesa que casais morassem em casas separadas, também era comum que tivessem relacionamentos extraconjugais com aprovação do marido/esposa. É nesta seara que Voltaire e du Châtelet, se envolvem e vão viver por 15 anos no campo, as visitas não só de seu marido, mais de intelectuais franceses contribuíram para as discussões de variados temas proporcionando-a horas de debates sobre assuntos “masculinos. ”

Os quinze anos ao lado de Voltaire, rodeados de uma biblioteca com mais de 20 mil exemplares, fez com que ela tornasse uma das mulheres mais respeitadas no mundo da matemática e da física, seu vasto conhecimento ampliou sua rede de amigos e admiradores, prova deste reconhecimento são as correspondências trocadas entre du Châtelet e os  mestres Maupertuis, Clairaut e König, com os nobres Duque de Richelieu, Rei Stanislau Leszczynski e o Rei Frederico da Prússia, damas, pensadores, filósofos e cientistas também trocaram figurinhas com ela.

A intensidade com que du Châtelet buscava compreender teorias já publicadas a levou a traduzir a obra de Isaac Newton “Philosophiae naturalis principia mathematica” sua dedicação aumentou quando aos 42 anos, grávida de seu quarto filho (paternidade atribuída ao poeta Jean François de Saint-Lambert) e sabendo que era uma gravidez de risco, uma vez que, a perspectiva de vida naquela época mal passava dos 30 anos. Dobrou seu tempo de trabalho, debruçou-se na tradução da obra de Newton, e entre a tradução e os comentários, ela conseguiu terminá-la, entrando para a história ao explicar a teoria de Newton através da desmitificação das perspectivas da metafísica e da religião, ganhando teorias e métodos quantitativos.

Para além de Voltaire, du Châtelet escreveu sobre o amor, a vida, os afetos, a física, a matemática fora uma mulher de seu tempo a seu tempo. Tempo este que utilizou buscando compreender o mundo através da ótica dos cálculos. Militava a favor da educação feminina: “Se eu fosse rei, reformaria esse abuso que encolhe metade da humanidade. Eu gostaria que as mulheres participassem de todos os direitos humanos, sobretudo os da mente. ”

Além de Principia, alguns de seus manuscritos chegam a nós como “Discurso sobre a felicidade”, onde ela analisa as condições femininas, “Sobre a liberdade, ” que em um primeiro momento fora atribuído a Voltaire, traduziu a “Fábula das Abelhas. ” Seu legado perpassa as correspondências, reflexões e traduções, Emilie du Châtelet, crava seu nome na história ao revolucionar a física através dos estudos de Principia.
Du Châtelet, faleceu seis dias após dar à luz a seu quarto filho, de embolia pulmonar.
 

Lidiane Álvares Mendes é doutorando em Estudos de Cultura Contemporânea/ UFMT. Professora da rede privada em Cuiabá/MT.
Autora do livro: Na esteira da loucura: Colônia de Alienados Eduardo Ribeiro – Manaus/AM – 1894-1930. Acesso em: https://www.pimentacultural.com/_files/ugd/18b7cd_923a6555af464622b7d23a104d19d3a1.pdf
Contato por e-mail: lidianemendes2@hotmail.com -Instagram: @lidihistoria
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet