Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Opinião

As mulheres que nos trouxeram até aqui

Ao longo da história, muitas mulheres corajosas e inspiradoras deixaram suas marcas em nossas vidas. Também cravaram seus selos na sociedade, inspirando gerações futuras e transformando o mundo ao seu redor. É importante valorizar essas experiências, forças e criatividades femininas que contribuíram para a evolução da humanidade.

E não precisamos ir longe para elencar algumas delas. Em Primavera do Leste, por exemplo, uma das mulheres que se destacam é Joana Cândido de Mello, também conhecida como “Velha Joana”. Ela foi a primeira moradora de Primavera do Leste e viveu aqui de 1930 a 1950. Enfrentando muitos desafios na época, ela viveu sozinha em um pequeno casebre próximo a um córrego que mais tarde passou a ser chamado de “Córrego Velha Joana”. A mulher desbravadora deixou um legado e hoje é homenageada no maior festival de teatro de Mato Grosso que leva seu nome. Merecidíssimo. 

Uma outra mulher, essa de reconhecimento nacional e internacional, é Maria da Penha. Ela se tornou símbolo da luta pelo fim da violência contra a mulher após ser vítima de uma tentativa de feminicídio e buscar, na Justiça, que seu ex-marido pagasse pelo que fez. Hoje, a Lei Maria da Penha, que leva seu nome, é fundamental para preservar as mulheres brasileiras em casos de violência doméstica e familiar.

Infelizmente, ainda há muitas mulheres invisíveis e agredidas que precisam ser lembradas e valorizadas. Por isso, é preciso continuar lutando por uma sociedade mais igualitária, que reconheça a contribuição das mulheres em todas as áreas de atuação.

Também é fundamental destacar o trabalho de mulheres líderes, como Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, que tinha como objetivo combater a desnutrição infantil, a desigualdade social e a violência. Sua dedicação e comprometimento com a causa inspiraram muitos e deixaram um legado importante para a sociedade até os dias de hoje.

Como disse o Papa Francisco, "as mulheres têm um papel fundamental na vida da Igreja e da sociedade, como mães e educadoras de fé e valores". E isso se aplica a todas as mulheres, incluindo minha mãe, Dona Isabel Bortolin, uma mulher de fibra e amor incondicional, que me ensinou a ter força mesmo nos momentos mais difíceis. A minha esposa, Ester Minosso, uma mulher íntegra, admirável e que a cada dia que passa tenho a certeza que é mulher perfeita para mim. E claro, a minha filha Betina Bortolin, que transformou nossas vidas, é outra fonte de felicidade infinita e que já me ensina muitas coisas.

E hoje, dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, registro aqui todo meu carinho, respeito e admiração e mais importante: agradeço a todas as mulheres que nos trouxeram até aqui e que continuam lutando por um mundo melhor, mais justo e mais igualitário. Que todas as mulheres possam continuar a inspirar gerações futuras e a fazer a diferença em suas áreas de atuação. Parabéns, mulheres, pelo seu dia!


 Léo Bortolin - Prefeito de Primavera do Leste
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet