Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Opinião

A destruição da civilização

Tentar reinventar o mundo é a maior demonstração da burrice

Um sereno feixe de luz varou a porta de vidro do escritório e entrou pela abertura da cortina, isso guiou as minhas linhas no caderno sem pauta. Nele escrevo todos os dias com a caneta tinteiro, a tinta líquida negra brilha no papel branco como nuvem, o bico desliza de uma ponta a outra com suavidade e maciez. Movido por aquela iluminação, anotei alguns pensamentos que espero de maneira crua esclarecer alguns pontos.  

Tentar reinventar o mundo é a maior demonstração da burrice. Por motivos bastante simples: 1) Você não demonstra ter opinião própria ao rejeitar aquilo que já está estabelecido, apenas mostra que não aprendeu nada. 2) Aqueles que mais criticam um assunto são geralmente os que menos o conhecem.

3) Criticar por criticar é um ciclo repetitivo que vai simplesmente remover as respostas para as necessidades básicas que você precisa para viver. 4) Inteligente é aquele que procura entender a razão e os benefícios das coisas serem como são. 5) Sucesso ele terá porque bebeu do conhecimento milenar que a humanidade produziu.

6) Ao rejeitar tradições, costumes e valores morais você perde os guias e fica vulnerável a qualquer tipo de má influência. 7) Qualquer idiota pode inventar coisas absurdas, muitas vezes que destroem ao invés de manterem a organização, e por organização compreende o estado avançado de uma sociedade que apesar das dificuldades óbvias conseguiu proporcionar aos individuos uma melhor qualidade de vida.

8) Seres humanos não podem inventar os próprios valores morais. Estes são determinados por princípios de natureza ainda não conhecida, fora que a arbitrariedade de falsos conhecedores poderão resultar em situações catastróficas, bem evidenciadas no século XX. 9) A vida é muito curta. Enquanto uma pessoa vive por 80 anos, o aprendizado de uma sociedade existe há milhares de anos.

E para servir como guia as palavras de aviso são essas:

1) A busca por um mundo melhor é a maior e mais usada arma por aqueles que desejam oprimir e tolher as liberdades de um povo. 2) Como a ordem natural das coisas, o conhecimento precisa ser acumulado e não destruído.

3) Seu inimigo é aquele que sorri e lhe promete segurança, bem estar e felicidade em troca da sua cooperação. 4) A culpa do seu fracasso, insatisfação e agonia é provavelmente resultado de escolhas ruins que fez e não do mundo. Mas o arrependimento existe e é sempre possível desenvolver ações, mesmo que pequenas, para melhorar a própria vida.

5) Interprete Pai e Mãe, não apenas como aqueles próprios, mas compreenda que somos construídos por sofrimentos, escolhas e descobertas que ocorreram em milhares e milhares de anos da vida humana, portanto Honre o conhecimento daqueles que vieram antes de você e tenha orgulho em buscar este aprendizado.

6) Não sofra ao tentar descobrir a própria vida, ninguém é capaz de elaborar um profundo significado da própria vida sozinho, recorrer a isso é imaturo e ridículo; ao invés disso construa sua casa com pilares já conhecidos e a partir disso você poderá com maior facilidade encontrar as coisas significativas.

7) Não recuse o já sabido, ao invés disso o receba de braços abertos e descubra como isso ajudou a sua vida. 8) Costumes triviais estão carregados de um significado oculto que pode ser facilmente sentido, mas dificilmente descrito.

9) O adulto é uma criança que aprende a andar ao observar os passos dos mais velhos. 10) Ouça e preste atenção principalmente naquilo que lhe avisam para não fazer. 11) Não tenha receio em recusar o desconhecido em benefício do que é conhecido.

12) O sacrifício é a necessidade da alma. 13) Sempre prefira o futuro do que o presente. 14) Inteligente é aquele que se preocupa com o futuro. 14) Os sacrifícios dos desejos fúteis terão como recompensa a estabilidade de uma vida significativa, e este seja algo que o faça morrer em paz. 15) A liberdade de ser fútil é a prisão dos burros.

16) É sua obrigação não piorar o mundo que recebeu das gerações anteriores, portanto agir com cautela. 17) Não tente mudar a sociedade a partir de ideias em um papel, as melhores mudanças são as que ocorrem naturalmente com o aprendizado gradual e lento. 18) Veja as gerações passadas com respeito e admiração.

19) A palavra correta é a tolerância e não a aceitação. 20) Esteja firme em seus valores morais e não seja persuadido pela massa. 21) O mundo foi construído de forma lógica, portanto pode ser compreendido. 22) Seja contra tudo que prive a liberdade de falar. 23) Não cometa a arrogância de se achar mais inteligente que as gerações passadas. 24) Não morra em solidão. 25) Se lembre daquele que lhe disse para construir a casa sobre uma rocha, ela vai resistir aos ventos e tempestades.


Lousdembergue Rondon é jornalista.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet