Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Opinião

Centro Cirúrgico: o lar de muitos profissionais de saúde

O que significa casa? Definindo friamente casa, residência ou moradia é um conjunto de paredes, cômodos e teto com finalidade de constituir espaço para habitação para um indivíduo ou conjunto de indivíduos para que estejam protegidos. Sabemos que em hebraico casa se traduz como bet ou bayít e no Antigo Testamento significa vivenda e figurativamente o lugar onde Jeová habita.

Para os profissionais cirurgiões, anestesistas, enfermeiros e técnicos o centro cirúrgico se comporta como um lar. Passamos boa parte do nosso tempo de trabalho dentro desse espaço, normalmente chegamos cedo, colocamos uma roupa privativa (popularmente chamada de pijama) e sem hora para sair.

Lá dentro os profissionais recebem o bem mais precioso de um pai, de uma mãe, de um filho ou de um amigo, o DOENTE.

Percorre-se um corredor gelado com um avental deitado numa maca olhando para o teto vendo as luzes passarem, ouve-se termos técnicos incompreensíveis, passa-se para uma mesa de cirurgia, responde-se várias perguntas, check-list, monitorização, enfim, chega aquele momento em que o paciente entrega sua vida a algumas pessoas que ele mal acabara de conhecer.

A cirurgia é um ato extremamente complexo, como se reparar a máquina mais perfeita que Deus fez? Toda equipe se esforça sempre ao máximo, perseguindo o melhor a se fazer, mas sempre respeitando a ética, sem ser pior do que a própria doença.

Devolver um paciente a sua família curado é fantástico mas também faz parte aliviar a dor e fazer pontes para demais tratamentos.

Hoje fazemos isso mais de 400 vezes por mês, essa é a quantidade de procedimentos cirúrgicos realizados no Hospital de Câncer de Mato Grosso.

No dia 02 de fevereiro de 2023 foi inaugurado o novo Centro Cirúrgico do HCanMT, um ambiente acolhedor, que respeita a individualidade dos doentes e familiares, atrelada à segurança do paciente em toda a jornada operatória.

São seis salas amplas equipadas com mesas cirúrgicas automáticas, iluminação, constante e permanente monitorização dos dados vitais e ambiente humanizado. Equipamentos anestésicos novos que trazem mais segurança ao procedimento, uma equipe treinada experiente em casos complexos e cirurgia de grande porte.

Essa é só a primeira novidade de muitas que virão e quero agradecer, como cirurgião e em nome da equipe, a todos os envolvidos nessa hercúlea tarefa de modernizar o Hospital de câncer de Mato Grosso.


Escrito pelo Diretor Técnico, Cirurgião Oncológico e Cirurgião Geral do Hospital de Câncer de MT MD-MSc Rafael Sodré de Aragão (CRM 6990/MT RQE 2794 RQE 5138).
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet